Foto: Janaína Mônego / ADR Xanxerê

Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Unoesc, Epagri e Sesc realizaram na última semana a segunda etapa do VII Seminário Regional de Educação Ambiental. A atividade que aconteceu no Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos, reuniu cerca de 450 pessoas entre estudantes, professores e apoiadores.

Durante todo o dia os alunos das escolas municipais, estaduais e escolas especiais participaram de diferentes oficinas e ainda de trilhas ecológicas.  O objetivo principal do evento foi de promover a reflexão e troca de experiências sobre a educação ambiental na região, além de promover de forma educativa a consciência e apreciação do patrimônio natural e sociocultural que existe na região.

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, destacou que um dos grandes diferenciais neste ano foi de levar os alunos para o Parque das Araucárias. “É um cenário lindo. O contato com a natureza é maravilhoso e proporcionar momentos como este para os nossos alunos, é também uma forma de conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente. Este patrimônio natural precisa ser conservado”, explica.

Entre as oficinas, os alunos aprenderam sobre os alimentos orgânicos, sobre as espécies nativas frutíferas apropriadas pelo homem e compostagem, monitoramento da qualidade da água e inúmeras outras atividades.

A confecção de brinquedos sustentáveis foi um dos diferenciais do evento. Os alunos fizeram suas próprias petecas. “É uma atividade muito linda assim como todas as outras, mas esta também foi uma forma de mostrar pra eles que podemos construir nossos próprios brinquedos, e o melhor, de maneira sustentável”, disse a gerente de educação da ADR de Xanxerê, Elaine Alberti.

A intenção de realizar o Seminário no Parque Estadual das Araucárias foi de promover a conscientização dos alunos para a preservação do patrimônio natural e ainda proporcionar contato direto com a natureza.  O evento teve o apoio da  Secretaria de Estado  do Desenvolvimento Sustentável, SC Rural e FATMA.

Informação adicional para a imprensa:

Janaína Mônego
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê