Compartilhe

Florianópolis - Homenagens marcam a abertura do encontro semestral da Procuradoria

O procurador do Estado Osmar José Nora recebeu, nesta quinta-feira, 7, a Medalha Conselheiro Mafra, maior honraria concedida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Prestes a se aposentar, Nora foi homenageado durante o encontro semestral de trabalho dos procuradores catarinenses, realizado na Capital e que termina nesta sexta-feira, 8.

A medalha, criada em 2005, é conferida aos que prestaram relevantes serviços ao Estado na área jurídica e foi entregue pelo procurador-geral João dos Passos Martins Neto junto com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa.

O procurador Francisco Guilherme Laske foi o encarregado de fazer o discurso de homenagem. Ele relembrou a trajetória de 34 anos na instituição, destacando as suas virtudes, entre as quais ressaltou a paciência e sabedoria. “Nora foi o grande professor de muitos colegas na PGE”.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aproesc), Luiz Dagoberto Brião, também falou e disse que o homenageado. “Pegou pela mão muitos dos procuradores para mostrar os caminhos dentro da PGE”.

A procuradora do Estado Sigrid Anja Reichert, aposentada em outubro, também recebeu uma placa recordativa, em sinal de gratidão pelos relevantes serviços prestados à PGE. O procurador Taitalo Faoro de Souza falou sobre a trajetória de Sigrid, que ficou 23 anos na instituição. “Quando entramos na PGE, em 1992, tínhamos uma estrutura franciscana e durante anos trocávamos as peças jurídicas por fax”, disse, salientando o respeito e a admiração nutrida pela colega, que começou a trabalhar como procuradora em Rio do Sul e, posteriormente, foi transferida para a Capital.

Durante o evento, também houve o descerramento da placa comemorativa dos 35 anos da Procuradoria, completados neste ano, que será colocada no hall de entrada da sede da instituição, em Florianópolis.

Florianópolis - Homenagens marcam a abertura do encontro semestral da Procuradoria

Na sequência, o procurador-geral João dos Passos fez uma retrospectiva dos seus seis anos à frente da PGE, destacando as conquistas e desafios enfrentados nesse período. Ele fez questão de registrar que todos os êxitos se deram graças ao trabalho incansável dos procuradores e servidores. Também enfatizou as vitórias expressivas, os melhoramentos na estrutura predial na Capital e nas Procuradorias Regionais e a aplicação dos recursos do Funjure no aperfeiçoamento dos servidores, além das remoções transparentes e do equilíbrio na distribuição dos processos. “Apresentar este balanço é uma forma de render tributo aos colegas”, disse, agradecendo ao apoio e companheirismo recebido durante o tempo em que ficou à frente da Procuradoria.

Logo depois, foi realizado o lançamento da Revista PGE 2017 e da “Coletânea Advocacia Pública em Debate”, publicada pela Escola de Advocacia de Estado da Aproesc.

Posteriormente, houve a apresentação do relatório do Planejamento Estratégico pelos representantes da empresa de consultoria contratada para fazer o plano de gestão da PGE para os próximos dez anos.

Informações adicionais para a imprensa
Billy Culleton
Assessoria de Imprensa 
Procuradoria Geral do Estado - PGE
E-mail: billyculleton@gmail.com
Fone: (48) 3664-7650 / 98843-2430
Site: www.pge.sc.gov.br