Compartilhe

Foto: ADR Chapecó

Os apenados do Complexo Penitenciário de Chapecó tiveram a oportunidade de receber qualificação profissional nos cursos de pintor de obras imobiliárias e de pedreiro. A oportunidade surgiu por meio da parceria entre o Governo Federal com o Governo do Estado de Santa Catarina na pactuação dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – FIC).

Os certificados foram entregues aos 22 formandos do curso de pintor de obras imobiliárias na segunda-feira, 3, em solenidade que reuniu as famílias e autoridades na Penitenciária Agrícola. O curso de pedreiro contou com a participação de 16 alunos e também foi concluído com certificação, mas sem ato de formatura.

Estes cursos do Pronatec-FIC para o Sistema Prisional foram ofertados pela primeira vez no Complexo Penitenciário de Chapecó. O objetivo é qualificar os apenados e oportunizar alternativas de trabalho e redução de pena. A Escola ofertante certificadora do curso é o Centro de Educação Profissional de Chapecó (Cedup). O curso de pintor de obras imobiliárias teve duração de 180 horas e de pedreiro, 200 horas.

A gerente Regional de Educação da  Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Maria Salete Perin, afirma que a educação cumpre seu papel ao levar conhecimento e novas oportunidades. “Com esta formação, eles terão mais condições de ressocialização. As equipes do Pronatec da gerência da Educação e do Complexo Penitenciário não mediram esforços para que esta qualificação fosse concretizada”, afirma.

Representando toda turma, um dos formandos do curso de pintor escreveu e leu em duas páginas o significado da conquista. “Fomos privilegiados em sermos escolhidos. Agora estamos nos formando, esta é uma oportunidade de qualificação para quando estivermos em liberdade nos tornarmos pessoas melhores”, afirmou.

A mãe, de 82 anos, de um dos reeducandos compartilhou a emoção. “Já participei de várias formaturas, mas nada comparado com a lindeza desta”, declarou. 

Pronatec FIC - Complexo Penitenciário Chapecó

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco