A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), atendendo a inúmeras solicitações dos municípios catarinenses, prorrogou até 20 de fevereiro o prazo para inscrição de propostas de turismo e esporte, via internet, nos Programas de Transferência Seitec 2018. Com a alteração da data limite para o cadastro inicial, outros prazos também foram revistos e devem ser observados nos editais de cada programa.

Na área de turismo, poderão ser inscritas iniciativas para apoio à estrutura e divulgação de eventos geradores de fluxo turístico de Santa Catarina; estrutura e divulgação das Festas de Outubro; estruturação ou revitalização de atrativos e espaços turísticos; qualificação de profissionais que atuam nos segmentos turísticos; e projetos de acessibilidade que atendam às regras gerais das normas da acessibilidade em equipamentos e atrativos turísticos do estado.

No âmbito do esporte, os programas são direcionados à construção e/ou reforma de instalações esportivas em áreas públicas e aquisição de placares eletrônicos poliesportivos. Atletas de alto rendimento de modalidades individuais, sendo subdivididos em atleta olímpico ou paralímpico, internacional, nacional e estadual, também poderão inscrever propostas.

Já o prazo de cadastro de propostas da área cultural permanece sábado, 17 de fevereiro. As iniciativas poderão ser contempladas em dois programas: um deles é voltado à realização de oficinas culturais e o outro para realização de eventos como festivais, feiras e mostras culturais.

No total, serão disponibilizados R$ 8,7 milhões para as três áreas. Os recursos são provenientes dos Fundos de Incentivo ao Turismo (Funturismo), à Cultura (Funcultural) e ao Esporte (Fundesporte). De acordo com o secretário da pasta, Leonel Pavan, este é o maior pacote de programas já feito pela secretaria, beneficiando as três áreas de atuação.

 

Os detalhes de cada programa estão disponíveis nos links abaixo:

Turismo – http://www.sol.sc.gov.br/index.php/turismo-programas-de-transferencia

 Cultura – http://www.sol.sc.gov.br/index.php/cultura-programas-de-transferencia

Esporte – http://www.sol.sc.gov.br/index.php/esporte-programas-de-transferencia 

 

Informações adicionais para a imprensa

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436/7456
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br 
Site: www.sol.sc.gov.br 


Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) abriu, nesta sexta-feira, 26, prazo para inscrição de propostas nos Programas de Transferência SEITEC 2018, totalizando um investimento de R$ 8,7 milhões. “Este é o maior pacote de programas já feito por esta Secretaria, beneficiando as três áreas de atuação”, destaca o secretário da pasta, Leonel Pavan.

Os recursos são provenientes dos Fundos de Incentivo ao Turismo (Funturismo), à Cultura (Funcultural) e ao Esporte (Fundesporte). “Por força da lei, para receber recursos públicos os municípios precisam se inscrever nos programas da Secretaria e terem seus projetos aprovados”, acrescenta Pavan.

Confira o vídeo do secretário Pavan sobre os programas.

Na área do turismo, estão abertos cinco programas: apoio à estrutura e divulgação de eventos geradores de fluxo turístico de Santa Catarina; estrutura e divulgação das Festas de Outubro; estruturação ou revitalização de atrativos e espaços turísticos; qualificação de profissionais que atuam nos segmentos turísticos; e projetos de acessibilidade que atendam às regras gerais das normas da acessibilidade em equipamentos e atrativos turísticos do estado. O prazo de cadastro vai até o dia 16 de fevereiro de 2018.

As propostas ligadas à cultura poderão ser contempladas em dois programas. Um deles é voltado à realização de oficinas culturais e o outro para realização de eventos como festivais, feiras e mostras culturais. O período de cadastro vai até 17 de fevereiro de 2018.

No âmbito do esporte, os programas são direcionados à construção e/ou reforma de instalações esportivas em áreas públicas e aquisição de placares eletrônicos poliesportivos. Atletas de alto rendimento de modalidades individuais, sendo subdivididos em atleta olímpico ou paralímpico, internacional, nacional e estadual, também poderão inscrever propostas. Nestes casos, o cadastro deve ser realizado até o dia 15 de fevereiro.

Para a maioria dos programas os proponentes devem ser municípios e entidades públicas. A exceção é o programa de incentivo a atletas de alto rendimento, que nesse caso são pessoas físicas. “Todos os critérios e valores estão nos editais disponíveis na página da Secretaria na Internet. Além disso, se tiver alguma dúvida os municípios podem procurar os gerentes de cada setor que estão prontos para atendê-los”, reforça o secretário.

Os detalhes de cada programa estão disponíveis nos links abaixo:

Turismo – http://www.sol.sc.gov.br/index.php/turismo-programas-de-transferencia

Cultura – http://www.sol.sc.gov.br/index.php/cultura-programas-de-transferencia

Esporte – http://www.sol.sc.gov.br/index.php/esporte-programas-de-transferencia 

 

Informações adicionais para a imprensa

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436/7456
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br 
Site: www.sol.sc.gov.br 


Foto: Heron Queiroz / Fesporte

Não faltou emoção nas decisões do Campeonato Catarinense Escolar de Futsal (Moleque Bom de Bola), na manhã de domingo, em Itapiranga. Partidas equilibradas até o fim, num ritmo ditado pela torcida nas arquibancadas, motivando as equipes para vencerem tanto os adversários quanto o forte calor. No fim, a EEB Vidal Ramos Jr, de Concórdia, no feminino, e o Colégio Exponencial, de Chapecó, no masculino, levantaram os troféus de campeões da 26ª edição do evento.

No feminino, o Cemeg, de São José do Cedro, venceu a EEB Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi, pelo placar de 2 a 0, e ficou com a terceira colocação. E a conquista do troféu, pela equipe da EEB Vidal Ramos Jr, veio da vitória sobre as donas da casa, equipe da EEB São Vicente, por 2 a 1.

No masculino, o terceiro lugar ficou com o Colégio Recriarte, de Camboriú, que venceu a EEB Deodoro, por 4 a 0. E o título do Colégio Exponencial foi conquistado com a vitória por 3 a 1 sobre o campeão de 2016, o Colégio Incentivo, de Biguaçu.

Os jogos que definiram os terceiros colocados aconteceram no Estádio da JBS, e as decisões de títulos aconteceram no Estádio da Montanha, onde também foi feita a cerimônia de premiação. 

A gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, Josélia Maranho, falou da importância do evento, como fomento esportivo. “O Moleque Bom de Bola é um projeto que contribui sobremaneira tanto na revelação de valores do futebol quanto na formação dos jovens promovendo a autoestima e a disciplina”, disse ela.

O Moleque Bom de Bola é um evento do Governo do Estado, promovido pela Fesporte, em parceria com a 30ª Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itapiranga, e patrocínio da Tevere S.A.

Texto: Heron Queiroz
(48) 3665-6126 / 99635-9617

Assessoria de Comunicação - Fesporte 
Renan Koerich
Antonio Prado
Heron Queiroz
Zenilda Stein
Nicolas Quadro
Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128
Cel: (48) 988027742
www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte


Fotos: Orval Molina / SOL

Foi uma grande festa, um encontro de amigos ou, como definiu o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, um "Stammtisch" no mar. O evento NáuticaSC marcou no sábado, 16, a abertura da temporada náutica em Santa Catarina e o início da contagem regressiva para a etapa de Itajaí da Volvo Ocean Race (VOR), a maior regata do mundo. No sábado faltavam 110 dias para a cidade receber a competição, que estará em Santa Catarina da 5 a 22 de abril de 2018, quando a Vila da Regata estará recebendo as embarcações.

Itapiranga - Abertura do Moleque Bom de Bola

Cerca de 800 pessoas estiveram na abertura oficial do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (Moleque Bom de Bola), na noite de quarta-feira, 13, no Pavilhão da Oktoberfest, em Itapiranga.

A cerimônia foi marcada com atrações culturais apresentadas pela Orquestra Municipal de Violões, de Itapiranga, que apresentou músicas de vários países e de todas as regiões do Brasil, e pelo Clube de Patinação Danúbio Azul, ao qual coube o show de leveza em diversos números e na condução das bandeiras.

O fogo simbólico foi conduzido pelo ex-atleta do Moleque Bom de Bola e atualmente árbitro da competição, Delacir Schneider, acompanhado de outros ex-atletas, masculinos e femininos, que obtiveram seis títulos de campeões entre 2002 e 2010. Nathana Reichert, da Escola São Vicente, do município-sede.

Itapiranga - Abertura do Moleque Bom de Bola

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Claudir Larentis, da gerente de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, Josélia Maranho, e do representante da empresa patrocinadora (Tevere S.A.), Luiz Carlos Fraga, dentre demais autoridades.

Welter destacou a importância da juventude para o futuro do país e que é fundamental o esporte para proporcionar disciplina aos jovens. “É preciso levar disciplina sempre à frente de qualquer condição”, disse.

O Moleque Bom de Bola é um evento do Governo do Estado, promovido pela Fesporte, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itapiranga, e patrocínio da Tevere S.A.

Texto: Heron Queiroz
(48) 3665-6126 / 99635-9617

Assessoria de Comunicação - Fesporte 
Renan Koerich
Antonio Prado
Heron Queiroz
Zenilda Stein
Nicolas Quadro
Tels: (48) 3665-6126, 3665-6127, 3665-6128
Cel: (48) 988027742
www.fesporte.sc.gov.br 
https://www.facebook.com/fesporte 


Foto: Imprensa/Prefeitura

A maior competição de base do esporte catarinense voltará a Curitibanos, 30 anos depois da sua primeira edição. Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina tiveram início no município em 1988. Mais de 3 mil atletas catarinenses devem participar dos jogos previstos para ocorrer de 14 a 26 de julho de 2018.

O evento faz girar cerca de R$ 1 milhão no local sede. Para a estruturação, adequação e organização do evento o Governo de Santa Catarina deve investir cerca de R$ 250 mil, através da Fesporte e Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e Prefeitura Municipal de Curitibanos darão suporte ao encontro esportivo.

Atletas como o tenista Gustavo Kuerten e Fernando Sherer começaram suas histórias nos joguinhos.“É o evento esportivo que traz a maior revelação de atletas do Estado e começou aqui, deixando pra Santa Catarina um legado de histórias esportivas inesquecíveis”, destaca o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz César Abrahão.

Filho de um dos idealizadores da competição, Abrahão fala da importância da competição.“Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina nasceram do ideal de um grupo de sete desportistas, entre eles o curitibanense Felipe Abrahão Neto (Feio), meu pai, que formavam a direção da Fesporte em 1988. O objetivo era promover uma competição que reunisse os grandes talentos esportivos da base do esporte amador do estado”, resume.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

 


Foto: Antonio Prado/Fesporte

Nesta terça-feira, 12, Itapiranga, no Oeste do Estado, receberá em torno de 700 atletas de 30 escolas de Santa Catarina. O município vai sediar a etapa estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, o Moleque Bom de Bola. A abertura oficial vai ocorrer nesta quarta-feira, 13, no complexo Oktober a partir das 20h30. Mas a competição já começa na manhã e tarde desta quarta, com a disputa de 16 jogos nos estádios do Cometa, JBS, Flamengo e América. O Estádio da Montanha também sediará partidas.

O evento é uma organização do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e  prefeitura de Itapiranga. 

Conforme o integrador educacional da ADR, Sérgio Griebeler, nesses seis dias de competição o município de Itapiranga terá a presença dos melhores atletas de 11 a 14 anos do Estado, divididos em 32 equipes, sendo, 16 em cada naipe (masculino e feminino). Griebeler informa que, a comissão central organizadora (CCO) vai funcionar no prédio da ADR, que na manhã desta terça-feira sediará reunião técnica com os professores, técnicos, arbitragem e equipe da Fesporte.

“A CCO definiu que o local das refeições para os atletas e dirigentes será o Pavilhão da Igreja Matriz e para alojamento das equipes foi definido as escolas São Vicente, Porto Novo e Funei”. As 32 equipes foram divididas em quatro chaves no masculino e mais quatro no feminino", finalizou o integrador da ADR de Itapiranga, Sérgio Giebeler. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga

 

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

 


Fotos Murilo Roso/ADR Caçador

Em visita a Timbó Grande nesta quinta-feira, 7, o governador Raimundo Colombo liberou os editais para a reforma da EEB Machado de Assis. Os valores previstos para a obra passam de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 874 mil para o ginásio de esportes e R$ 474 para o prédio da escola. O próximo passo é a licitação, que será feita via ADR de Caçador.

Com 550 alunos, a escola Machado de Assis é uma das 20 unidades da rede estadual de ensino que terão ensino médio em tempo integral em 2018. “Acreditamos nesse modelo porque o aluno fica mais presente na escola em contato com professores e laboratórios, e assim consegue desenvolver outras habilidades. A educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento”, disse Colombo.

O secretário executivo da ADR Caçador, Imar Rocha, lembrou que além da EEB Machado de Assis, as outras 18 escolas da regional também passarão por reformas. As melhorias abrangem principalmente as unidades dos municípios com baixo IDH, como Calmon, Lebon Régis, Macieira e Matos Costa. “Já estamos licitando os primeiros projetos para serem executados o quanto antes. O investimento total é de quase R$ 3 milhões”, afirmou o secretário.

Visita aos 295 municípios

A visita de Colombo a Timbó Grande se concentrou no gabinete do prefeito Ari Galeski, na presença de outras lideranças. “Tenho uma meta de visitar todos os 295 municípios catarinenses até o fim do ano e Timbó Grande é um dos poucos que faltavam nesse mandato. A ideia é entender a realidade do município e ver de que forma o Estado pode auxiliar”, explica o governador, que ouviu e despachou alguns pleitos do município.

Visita do governador em Timbó Grande

Segundo o prefeito Galeski, além da reforma na escola, o município apresentou pleitos nas áreas de infraestrutura, agricultura e segurança pública. “Os recentes concursos da polícia civil e militar ajudaram com aumento de efetivo em Timbó Grande, e agora pedimos uma nova viatura para dar suporte maior”, conta. Já as obras de pavimentação e compra de máquinas agrícolas serão incluídas nos projetos no Fundam 2 (Fundo de Apoio aos Municípios), que foi confirmado pelo governador na visita.

Com aproximadamente oito mil habitantes, Timbó Grande tem a economia baseada em agricultura, extração de erva mate e reflorestamentos; e busca atualmente diversificar as atividades para ampliar emprego e renda. 

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador


Foto: Heron Queiroz / Fesporte

Joinville conquistou nesta quarta-feira, 6, o título de campeão geral dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em Criciúma. Ao vencer a 13ª edição da competição, a cidade é tricampeã de forma consecutiva e pentacampeã em sua história.

Ao todo, Joinville acumulou 42 pontos, enquanto que o vice-campeão foi Chapecó, que somou 19 pontos. Itajaí terminou na terceira colocação com 16 pontos.

Nos segmentos Deficiência Intelectual e Deficiência Visual, Joinville conquistou o título geral e, além disso, ficou na segunda colocação na Deficiência Auditiva e Física. Desta forma, somou os 42 pontos - o título de cada seguimento equivale a 13 pontos e a segunda posição soma 8 pontos.

De 1º até o dia 6 de dezembro, foram 1.700 atletas de 52 municípios, em Criciúma, na disputa de 12 modalidades - atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos de deficiência física, auditiva, intelectual e visual.

Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

Seguimento Deficiência Visual

1º - Joinville
2º - Florianópolis
3º - Itajaí

Seguimento Deficiência Auditiva

1º - Chapecó
2º - Joinville
3º - Timbó

Seguimento Deficiência Física

1º - Criciúma
2º - Joinville
3º - Itajaí

Seguimento Deficiência Intelectual

1º - Joinville
2º - Brusque
3º - Itajaí

Informações adcionais a imprensa
Assessoria de Comunicação Fesporte
Renan Koerich
(48) 9 9959-8096


Fotos: Heron Queiroz / Fesporte

Foi só o locutor oficial anunciar o fim da cerimônia de abertura da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) na noite desta sexta feira, 1º , em Criciúma, para os participantes tomar a quadra central do Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi e explodir em alegria entre danças e abraços de confraternização.

>>> Confira os melhores momentos da abertura

A energia contagiante deu o tom de toda a cerimônia. Desde a apresentação da Apae de Urusunga, que contemplou a todos com a “Dança do Guerreiro”, à Banda Marcial da Satc, que coreografou vários sucessos nacionais do momento.

Por fim, nos discursos das autoridades, o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Leonel Pavan, pediu que todos se abraçassem, solicitação prontamente atendida. Antes, destacou que todos ali iriam fazer os melhores Parajasc da história.

O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, agradeceu ao trabalho dos professores de educação física e disse que a dedicação esportiva dos atletas era exemplos para todos.

Durante seu discurso o dirigente distribui o livro do Guga às Autoridades e atletas citando o irmão do campeão de tênis, Guilherme (que tinha paralisia cerebral), como uma das fontes de inspiração do campeão de Roland Garros.

O prefeito de Criciúma, Clésio Savaro, destacou que estava feliz em sediar o evento enfatizando que os Parajasc deixam uma linda mensagem de superação e lição de vida.

Um dos pontos de destaque foi o acendimento da pira dos Jogos feito pelos atletas criciumenses Ramon Colombo, Jean Carlos Padilha (do tênis de mesa) e Marlete Vicente (do lançamento do disco) e do juramento do atleta proferido por João Paulo Gregorini (natação).

As competições começam neste sábado, 2, e irão até o dia 6. Estão no programa: atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos de deficiência física, auditiva, intelectual e visual.

Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br