Comércio foi o setor que mais gerou vagas - Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Santa Catarina manteve a quantidade de empregos gerados em outubro em relação ao mês anterior segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado na tarde desta segunda-feira, 20. Foram 8,6 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada, ficando em quarto lugar no ranking brasileiro atrás de Alagoas, São Paulo e Pernambuco. No Brasil, foram 76.599 postos de trabalhos.

Entre os setores de destaque ficou em primeiro lugar o comércio (3.204), seguido da indústria (2.717) e de serviços (1.728). A agropecuária também ficou em destaque com a geração de 1.160 novas vagas. Em 2017 o Estado gerou 46.170 novas vagas com carteira assinada em todas as áreas.

O governador Raimundo Colombo comemorou mais uma vez a posição de Santa Catarina na geração de empregos. “Estamos no caminho certo do desenvolvimento e isso é reflexo da força dos catarinenses, que em apenas 1% do território nacional, mostra que é possível manter o crescimento e estar entre os primeiros do país”.

Na última sexta-feria, 17 a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE mostrou que Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil. De acordo com o estudo o índice de desemprego no Estado é de 6,7%. A pesquisa refere-se ao 3º trimestre de 2017.

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Foto: Jaqueline Noceti / Secom

Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil. De acordo com o estudo divulgado nesta sexta-feira, 17, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, o índice de desemprego no Estado é de 6,7%. A pesquisa refere-se ao 3º trimestre de 2017.

Para o governador Raimundo Colombo, o número significa mais uma importante etapa na retomada da economia brasileira. “Os dados do desenvolvimento econômico do nosso país e sobretudo a taxa de emprego são animadores para os catarinenses. No primeiro trimestre tínhamos uma taxa de desemprego de 7,9%, no segundo trimestre 7,5% e agora 6,7%. Isto quer dizer que os catarinenses estão trabalhando e com isso estamos cuidando da qualidade de vida das pessoas. Parabéns para todos aqueles que trabalham, que empreendem e nos ajudam a enfrentar a crise e sairmos vencedores”, disse Colombo.

A Secretaria de Estado da Administração passa a implantar uma plataforma integrada como ferramenta de comunicação para os servidores públicos do Governo do Estado. Por meio da SEA, a solução tem como objetivo incentivar a colaboração corporativa. A partir de agora, o sistema Rainbow passará a ser a forma de comunicação interna em diversas secretarias e entidades do Governo de Santa Catarina.

O novo recurso permite uso de chat, áudio e vídeo, para manter os funcionários públicos sempre conectados, em qualquer lugar, com diversos tipos de dispositivos (desktops e smartphones). Na primeira fase do projeto, será possível a 40 mil funcionários trocar mensagens de texto, áudio e vídeo; compartilhar arquivos; criar grupos por área de atuação; e receber comunicados oficiais do governo. A previsão é que, até o fim de 2018, 90 mil funcionários terão os mesmos recursos disponíveis. A ALE, que atua sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, terá como responsável pela implantação do Rainbow a Intuitiva Tecnologia, prestadora de serviços da SEA para soluções integradas de comunicação e colaboração.

A instalação já chegou aos seguintes órgãos do Governo de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Secretaria de Estado de Articulação Nacional, Secretaria de Estado do Planejamento, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Polícia Militar de Santa Catarina, Procuradoria Geral do Estado, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Agência de Regulação de Serviços Públicos e Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

“Todas as iniciativas da Secretaria da Administração têm como foco otimizar as aquisições realizadas pelo Governo do Estado. Estamos sistematicamente buscando soluções que possam gerar benefícios em iniciativas integradas, com preferência para sistemas abertos que nos ofereçam a possibilidade de ampliação com o menor custo e o máximo de aproveitamento, como é o caso dessa solução que passamos a implantar e que irá gerar um ganho importante em nosso processo de comunicação interna com todos os servidores do Estado. Nossa estratégia é a busca contínua pela qualidade do gasto público. Essa é nossa responsabilidade frente ao atual momento econômico que estamos vivendo”, destaca o secretário de Estado da Administração, Milton Martini.

De acordo com Nuno Ribas, executivo responsável pela Alcatel-Lucent Enterprise, “uma só plataforma de comunicação é o primeiro passo para o conceito de comunicações unificadas, o que exige uma infraestrutura de TI preparada para a enorme demanda da carga gerada por funcionários que usam cada vez mais dispositivos móveis e aplicações no ambiente de trabalho”. Para Ribas, preservar o investimento inicial sempre que houver atualizações e novos produtos também é uma prioridade do projeto. Portanto, a escolha por projetos baseados em uma estrutura própria enxuta e serviços em nuvem é ideal, principalmente quando associada aos sistemas de comunicação existentes. “O Rainbow é a solução perfeita para melhorar condições de produtividade, mobilidade e colaboração em alto nível, que moldam as empresas digitais do futuro. Este é o caso do Governo de Santa Catarina, que já é cliente da ALE na Infraestrutura de Comunicações.”

“No contexto atual, os fornecedores e integradores de tecnologia estão sendo cada vez mais requisitados por empresas que querem otimizar processos e ganhar um diferencial competitivo. Os departamentos de TI assumiram papel estratégico dentro das médias e grandes companhias, e percebem agora que a tecnologia é capaz de inseri-las em mercados antes inatingíveis”, afirma Mauricio Rosa Barbosa, diretor executivo da Intuitiva Tecnologia. “Os fornecedores de TI precisam estar atentos à escolha e à flexibilidade requerida por clientes, e a Intuitiva Tecnologia, trabalhando sempre em conjunto com a ALE, foi capaz de entender e atender às necessidades do Governo de Santa Catarina no que se refere à flexibilidade, facilidade de comunicação e, principalmente, custo-benefício.”

Rainbow

Como uma Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) baseada em nuvem, a arquitetura aberta do Rainbow oferece um conjunto de serviços que se integram com aplicativos e processos de negócios. A plataforma opera por meio de um aplicativo em desktops e smartphones e possibilita o gerenciamento de contatos, de presença, mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, além de compartilhamento de tela e de arquivos.

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Chico Alves
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Foto: Ricardo Lunge/ADR Blumenau

Teve início nesta segunda-feira, 30, e termina no dia 10 de novembro as inscrições dos professores interessados em fazer parte da estrutura pedagógica do Colégio Militar em Blumenau.

No total, serão contratados 11 professores para as disciplinas curriculares e um profissional para cada uma das seguintes áreas: psicopedagogo, psicólogo escolar, orientador educacional, supervisor escolar, assistente técnico pedagógico e bibliotecário. A taxa de inscrição é no valor de R$ 100.

Está vedada a inscrição de pessoas com registros judiciais negativos, transitados e julgados. As aulas no Colégio Militar de Blumenau se iniciarão em 2018, com duas turmas do 6º ano e 35 alunos por turma.

A guia comprovante do recolhimento da taxa de inscrição (com autenticação bancária), o cadastro preenchido do Anexo II, a ficha de inscrição gerada pelo sistema e os documentos exigidos no edital devem ser entregues das 12h às 18h (nos dias úteis) do dia 30 de outubro até o dia 10 de novembro de 2017, pessoalmente ou por representante legal através de procuração, em envelope lacrado, endereçado com os seguintes dados: 

Comissão de avaliação do Edital Nº 043/DIE/PMSC/2017
Sede do Comando do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau
Rua Almirante Tamandaré, 1501, Bairro Vila Nova, Blumenau-SC
CEP: 89035-000 

Remetente (Nome do candidato)
Endereço
Telefone para contato
Cargo/Função pretendida 

>>> Mais informações sobre o edital no site da PMSC

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Foto IGP / Divulgação

As inscrições para o concurso do Instituto Geral de Perícias (IGP) foram prorrogadas para a próxima segunda-feira, 23, devido a problemas técnicos do site do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), responsável pelo concurso. Interessados terão até as 16h para fazerem o cadastro neste endereço. O valor é de R$ 120 para o cargo de Perito Oficial e de R$ 100 para Técnico Pericial e os vencimentos para os aprovados, previstos em edital, podem chegar até R$ 15 mil.

São 49 vagas para os cargos de perito criminal, perito criminal bioquímico, perito médico-legista e perito odontolegista. Outras duas vagas são para a função de papiloscopista. As provas acontecem a partir das 13h do dia 26 de novembro nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Cricíuma, Itajaí, Lages, Joaçaba e Chapecó.

Para realizar a inscrição basta acessar o site www.igpsc2017.ieses.org clicar em “INSCRIÇÕES ONLINE” e preencher a ficha de inscrição até às 16h da próxima segunda-feira, 23 de outubro. Depois de concluído o cadastro, o candidato deverá pagar a taxa no mesmo dia.

O Concurso Público terá cinco fases, sendo a primeira com prova objetiva de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório. Na segunda fase será realizado o exame de avaliação de títulos, esse de caráter classificatório. Na terceira fase, o candidato passa por um exame de avaliação da aptidão psicológica vocacionada, de caráter eliminatório. A quarta fase, também eliminatória, será realizado o exame toxcológico e na quinta e última fase ocorre uma investigação social.

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anuncia que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 054/2017 para a contratação de 466 técnicos de enfermagem. Os profissionais atuarão nos hospitais públicos da Grande Florianópolis (339 vagas), Joinville (83), Ibirama (15), Mafra (7) e Lages (22). As inscrições terminam às 16h da quinta-feira, 26 de outubro.

A jornada de trabalho é 30h semanais, com remuneração total bruta de R$ 2.533,80 (vencimento, gratificação e auxílio alimentação). Poderá ser concedido Adicional de Insalubridade, de acordo com a lotação e atividades desenvolvidas pelo servidor.

A contratação é temporária, pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo, bem como a validade dos processos seletivos.

A inscrição poderá ser feita pela Internet, no site da Fepese. Também poderá ser realizada de forma presencial, pessoalmente ou por meio de um procurador devidamente constituído. Neste caso, o candidato deverá comparecer à sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), no Campus Reitor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Trindade, em Florianópolis, até as 16h, da quinta-feira, dia 26, nos dias úteis das 8h às 12h e das 13h às 17h. No último dia de inscrições só serão atendidos os candidatos que chegarem ao local até as 16h. Na sede da Fepese, não há atendimento bancário para pagamento do valor da inscrição.

A prova escrita está prevista para o dia 12 de novembro, com duração de quatro horas, a partir das 14h. Elas serão aplicadas nas cidades de Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages e Mafra, conforme escolhido pelo candidato no ato da inscrição.

>>> Confira mais informações

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Gabriela Ressel
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Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Garantindo mais agilidade e praticidade para os empreendedores de Santa Catarina, o Jucesc Digital, novo serviço da Junta Comercial do Estado, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 11. O programa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e vai simplificar a abertura de empresas e outros serviços de atos empresariais feitos pela internet.

 A abertura de uma nova empresa, por exemplo, poderá ser feita de qualquer lugar desde que a pessoa tenha um computador, acesso à internet e certificado digital. O novo serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 16. Mas durante um período de adaptação, previsto em um ano, o serviço tradicional, com etapas que exigem documentação em papel, também continuará disponível.

O tempo economizado é um dos grandes benefícios. O gerente de Tecnologia da Junta Comercial, Diego Ricardo Holler, explica que, com o sistema atual, a processo de abertura de empresas envolve nove etapas e documentação em papel. E o tempo de espera, no caso de uma empresa de baixa complexidade, é de cerca de duas ou três horas. Com o Jucesc Digital, após feito o protocolo digital, a abertura da empresa deve ser concluída em menos uma hora.



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O secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Alberto Chiodini, lembrou que o Jucesc Digital é mais um entre os novos serviços adotados para combater a burocracia e simplificar a rotina dos empresários. “A burocracia é um problema muito sério, que afeta a todos, direta ou indiretamente. E em Santa Catarina, estamos aperfeiçoando diferentes serviços para reduzir essa burocracia e promover cada vez mais a competitividade dos catarinenses”, afirmou.

O presidente da Junta Comercial, Julio Cesar Marcellino Jr., agradeceu a colaboração de toda a equipe técnica envolvida e lembrou que os trabalhos para criação do Jucesc Digital começaram há mais de um ano. “Nossos esforços são para simplificar a vida dos empreendedores, pessoas dispostas a criarem o próprio negócio, gerando renda e riqueza nas diferentes regiões do estado de Santa Catarina”, acrescentou.

Entre os próximos passos neste sentido de reduzir a burocracia, está a integração do Juscesc Digital com outras áreas do Governo do Estado, como o Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

O evento desta quarta contou, ainda, com a presença de presidentes de entidades empresariais e lideranças regionais, além de uma homenagem para ex-presidentes da Junta Comercial. Presente no evento, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, parabenizou a iniciativa da criação do Jucesc Digital. “A velocidade é uma característica fundamental para a competitividade das empresas. Sempre que a burocracia se torna excessiva, ela tira recursos do setor produtivo e torna as operações mais ineficientes”, avaliou.

Mais informações sobre o novo programa estão disponíveis no site oficial da Jucesc, ou diretamente no link Jucesc Digital.

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Alexandre Lenzi
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O Sistema Nacional de Empregos (Sine), em Joinville, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, divulga as vagas de emprego para preenchimento a 6 de outubro. Os interessados devem procurar o local das 12h30 às 18h30, na Rua Nove de Março, 774, sala 2. Para fazer o cadastro em uma das vagas, é preciso levar carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone (47) 3481-2137.

*Confira as vagas

Armador de estrutura de concreto – 5 vagas
Auxiliar administrativo (PCD) – 1 vaga
Auxiliar de linha de produção – 4 vagas
Auxiliar de mecânico de autos – 2 vagas
Auxiliar de pessoal – 1 vaga
Auxiliar técnico de eletricidade de linhas de transmissão – 1 vaga
Carpinteiro – 5 vagas
Chefe de serviço de limpeza – 1 vaga
Conservador de fachadas – 1 vaga
Desenhista técnico mecânico – 1 vaga
Encarregado de expedição – 1 vaga
Farmacêutico – 1 vaga
Gerente de restaurante – 1 vaga
Instalador de equipamentos de comunicação – 2 vagas
Mecânico – 1 vaga
Montador- 1 vaga
Montador instalador de acessórios – 2 vagas
Montador soldador – 1 vaga
Operador de caixa (PCD) – 1 vaga
Operador de máquina de dobrar chapas – 1 vaga
Operador de máquinas operatrizes – 1 vaga
Operador de oxicorte – 1 vaga
Pedreiro – 3 vagas
Programador de controle de produção – 1 vaga
Recepcionista em geral (PCD) – 1 vaga
Repositor de mercadorias (PCD) – 1 vaga
Representante técnico de vendas – 1 vaga
Representante técnico de vendas – 1 vaga
Serralheiro de ferro – 1 vaga
Servente de limpeza (PCD) – 1 vaga
Servente de limpeza – 1 vaga
Torneiro CNC – 1 vaga
Torneiro mecânico – 1 vaga
Vendedor de serviços – 1 vaga
}Vendedor de serviços – 1 vaga

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Ana Paula Keller
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O Sistema Nacional de Empregos (Sine), em Joinville, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, divulga as vagas de emprego para preenchimento de 25 a 27 de setembro. Os interessados devem procurar o local das 12h30 às 18h30, na rua Nove de Março, 774, sala 02. Para fazer o cadastro em uma das vagas é preciso levar carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone (47) 3481-2137.

*Confira as vagas:

Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria - 6 vagas

Auxiliar de Estoque - 2 vagas

Auxiliar de linha de produção - 13 vagas pelo Programa Jovem Aprendiz

Auxiliar de linha de produção - 5 vagas (PCD)

Chefe de serviço de limpeza - 1 vaga

Costureira em geral - 3 vagas

Inspetor de alunos - 1 vaga (PCD)

Instalador de Comunicação - 2 vagas

Operador de forno metalúrgico - 1 vaga

Operador de telemarketing ativo - 5 vagas

Montador instalador de acessórios - 2 vagas

Recepcionista - 1 vaga (PCD)

Representante comercial autônomo - 1 vaga

Representante técnico de vendas - 6 vagas

Servente de limpeza - 1 vaga (PCD)

Torneiro mecânico - 1 vaga

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Ana Paula Keller
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No próximo sábado, dia 23, acontece o ponto alto da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017: o Dia D – Feirão de Empregos, das 9h às 17h no IFSC (campus Florianópolis) para oportunizar a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no INSS no mercado de trabalho em empresas da Grande Florianópolis. A grande novidade no evento este ano é a participação da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que através do Centro de Educação e Trabalho (Cenet), irá proporcionar o acompanhamento dos candidatos que comparecem ao feirão. A FCEE também estará presente na festa de encerramento da Semana Inclusiva, no domingo, 24, na Beira-Mar de São José.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é uma das instituições parceiras da Semana Inclusiva Grande Florianópolis, ação que reúne diversos eventos entre os dias 18 e 24 de setembro de 2017 promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e o Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com mais de 30 instituições governamentais e não-governamentais do estado.

Juntamente à Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) e a Associação Florianopolitana de Deficientes (Aflodef), os profissionais da FCEE irão acompanhar a inclusão de todos os trabalhadores que estiverem no feirão, conferindo o destino de cada um, as dificuldades encontradas por candidatos e empresas na efetiva contratação e adaptação e sugerindo soluções. Este acompanhamento permitirá saber quando e porquê o candidato foi dispensado, caso a demissão ocorra.

A FCEE, através do Cenet, possui, desde 1981, um serviço especializado no encaminhamento de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, realizando atividades também na área de qualificação profissional. Entre 2012 e 2017, o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE promoveu a contratação de cerca de 600 pessoas com deficiência por empresas da Grande Florianópolis.   

No domingo, 24, a partir das 14h, ocorrerá a grande festa de encerramento da Semana Inclusiva Grande Florianópolis na Beira-Mar de São José (no bolsão de estacionamento ao lado da Olaria), que contará com a participação de diversas instituições que promoverão atividades culturais e esportivas adaptadas. Neste dia, a FCEE estará com um estande expositivo sobre o trabalho da instituição e também apresentará atrações, como o Grupo de Capoeira da FCEE, demonstrações de tênis de mesa e bocha paralímpica e equoterapia. Entre as outras atrações previstas estão aulas de ginástica e alongamento, recreação, avaliação física de aferição de glicemia e pressão arterial. 

FCEE na Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017
23/09 – 9h às 17h - Dia D - Feirão de Empregos
IFSC Campus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950 - Florianópolis)
24/09 – 14h às 17h – Encerramento Semana Inclusiva – Atividades culturais e esportivas
Beira-Mar de São José (Ao lado da Olaria Beira-Mar - São José)

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Aline Buaes
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Educação Especial - FCCE
E-mail: imprensa@fcee.sc.gov.br
Fone: (48) 3381-1693 / 99115-8918
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