Fotos: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

Começou nesta quarta-feira, 19, o curso de Gestão Democrática e o Papel do Gestor II, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e pela Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste. Participam da capacitação, os 19 gestores das escolas da rede estadual da região. O primeiro encontro foi realizado no auditório da Gered.

O objetivo é discutir e aprofundar temas que auxiliem no cotidiano escolar, tornando a direção cada vez mais participativa. O foco principal é a dimensão pedagógica da gestão escolar. “O curso será de 100 horas, sendo 52 presenciais e 48 a distância no ambiente virtual E-Proinfo”, explica a tutora do curso, Janete Palú.

A diretora da EEB Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, Elisabet Grando, destaca que o curso traz muito conteúdo novo e melhora a forma de trabalhar. Com 14 anos de experiência em gestão escolar, ela lembra que o grupo de profissionais também precisa ser comprometido para dar certo. “A capacitação apresenta inovações na área da gestão, o que auxilia no dia a dia. Podemos perceber bons resultados com o que aprendemos”, disse.

Gestão Escolar

Dos 19 gestores, quatro são pro-tempore, ou seja, foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo Escolar para atuar nas escolas. Os outros 15 tiveram seus Planos de Gestão Escolar aprovados para os anos de 2015 a 2019. Esses planos têm permanente acompanhamento da comunidade e equipe técnica especializada da Gerência. Em 2016, os gestores participaram de formação de 120 horas, abordando as dimensões administrativas, pedagógicas, físicas e financeiras da Gestão Escolar.

Gisele Vizzotto
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste