Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta segunda-feira, 16, a segunda edição do Edital do Inventor, voltada a alunos, professores e técnicos da instituição interessados em proteger suas invenções por meio da propriedade intelectual, pelo depósito de pedidos de patentes. 

As inscrições podem ser feitas até 14 de maio, por meio do formulário disponível na página da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), responsável pela iniciativa. Por meio dessa ação, a Udesc pretende selecionar invenções para a busca de anterioridade e a elaboração de patentes conforme a Lei da Propriedade Industrial (Lei Federal n° 9.279/1996).

>>> Acesse o edital

Esses procedimentos serão feitos até setembro de 2018 por uma empresa especializada na área, contratada com recursos da universidade. A Udesc concederá até cinco buscas de anterioridades e uma delas receberá um relatório descritivo para dar entrada no depósito do pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O edital também quer fomentar a proteção do conhecimento científico e tecnológico gerado na Udesc por meio da propriedade intelectual; disseminar a cultura de patentes; e viabilizar novas parcerias com os setores público e privado, visando o desenvolvimento tecnológico de SC.

O primeiro Edital do Inventor da Udesc foi lançado em 2017 e recebeu 12 submissões, sendo que três patentes estão em processo de depósito. Mais informações podem ser obtidas com a Cipi, pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010