Compartilhe


Foto: Andréia C.Oliveira/ADR Chapecó

A horta escolar é a nova aliada para despertar a consciência ambiental e estimular a alimentação saudável dos estudantes da EEB Sônia de Oliveira Zani, no Bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. A horta implantada na escola tem 10 canteiros, que reúnem aproximadamente 400 mudas entre alface e temperos. Os produtos colhidos são levados para casa, para serem consumidos com a família.

O projeto começou em setembro e teve adesão de todas as séries (1º ao 9º ano), a escola conta com aproximadamente 300 alunos e oferece o ensino fundamental. Segundo a professora Ires Lago Brisola, a ideia foi desenvolvida para reforçar o conteúdo de meio ambiente, cuidado com as plantas e benefícios dos alimentos sem agrotóxicos. “Os alunos ficam ansiosos pelo momento de molhar as plantinhas. Todos participam e falam que estão fazendo a própria horta em casa”, destaca.

Cuidados

Os cuidados são diários, cada turma cuida do seu pedaço de terra, enquanto aprende novas lições. A estudante do 3º ano, Emilly Isabella Paixão, levou a mãe para conhecer a horta, a família já pode experimentar estas verduras fresquinhas. “Ela ficou toda orgulhosa de levar para casa a alface que cuida”, afirma a mãe, Cleumara Aparecida Paixão. As turmas têm a tarefa de molhar os canteiros diariamente, adubar quando necessário e mexer a terra. “Fico feliz quando sou escolhida para molhar a horta”, diz Emilly.

Segundo o diretor José Vitor Silveira, o objetivo também é estimular a consciência para saber a procedência dos alimentos. “Trabalhamos a valorização dos produtos orgânicos e estimulamos o consumo de saladas para ter uma alimentação mais saudável”, destaca. A escola pretende manter este projeto permanentemente. “Vamos colher e plantar novamente”, diz o diretor.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco