O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense nesta segunda-feira, 19, em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A comenda, que unifica as homenagens do parlamento há dez anos, é entregue a personalidades e instituições que se destacaram no cumprimento do compromisso social e no empreendedorismo. A indicação do reitor partiu do deputado Rodrigo Minotto (PDT).

Para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem realizando a campanha "Juntos pela Prevenção" nos 12 centros de ensino e na Reitoria desde o mês passado. Além de estimular procedimentos de prevenção, com ações de conscientização sobre o tema, a universidade arrecadará doações até sexta-feira, 23, para instituições que atuam na área. 

Nesta quinta-feira, 22, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a 27ª edição do palco externo do Misturada Musical com show da banda Ipomea Urutau. Gratuita e aberta ao público, a apresentação ocorrerá às 12h, no Hall do Departamento das Artes Visuais, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe a partir desta quarta-feira, 21, a visita da comissão externa que realizará o processo de avaliação para fins de recredenciamento da oferta de ensino a distância pela instituição.

Instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a comissão avaliará a universidade conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, está com inscrições abertas para três cursos de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. As inscrições estão abertas até 4 de fevereiro de 2019 e as aulas iniciarão no primeiro semestre do ano.

Os cursos oferecidos são Mestrado ProfissionalDoutorado e Mestrado Acadêmico. Os interessados podem se inscrever pelos formulários online em udesc.br/cct. São oferecidas até 15 vagas para cada curso.

Nesta segunda-feira, 19, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou seu novo canal de comunicação para os públicos internos e externos da instituição: a newsletter diária Udesc em Rede, que reúne as notícias produzidas pela Secretaria de Comunicação (Secom) e pelas assessorias de comunicação dos centros.

Com envio no período da tarde, de segunda a sexta-feira, a newsletter será destinada para alunos, professores e técnicos da universidade, assim como para egressos, servidores aposentados, imprensa e comunidade em geral. Os interessados em receber as notícias da Udesc em Rede podem cadastrar seus e-mails no formulário online. Alunos e servidores receberão o boletim automaticamente.

"A newsletter é uma ferramenta importantíssima de curadoria diante do volume cada vez maior de informações que recebemos de forma fragmentada todos os dias, por meio de veículos de comunicação, e-mail, redes sociais e WhatsApp", ressalta o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt.

Para Schmitt, a leitura da Udesc em Rede possibilita que alunos, servidores e comunidade em geral acompanhem o dia a dia da universidade de forma simples e resumida, em qualquer dispositivo com acesso à internet. "Além disso, a concentração das notícias em um boletim diário contribui para otimizar a quantidade de e-mails enviados aos diversos públicos da universidade", explica.

Mais divulgação e interação

Com a Udesc em Rede, as notícias específicas dos centros agora estarão a alcance de toda a comunidade acadêmica por e-mail, ampliando assim a divulgação de unidades do litoral para o interior e vice-versa. "A newsletter é mais um passo importante para aumentarmos a interação entre diferentes públicos da universidade, conforme estabelece a Política de Comunicação da Udesc", reforça Schmitt.

Também é possível acompanhar as notícias da Udesc nos portais da universidade e nos seguintes canais oficiais: FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comunicacao@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Semana da Consciência Negra - Udesc Ceart

Marcando o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza uma semana com uma série de atividades artísticas e culturais alusivas à data. A Semana da Consciência Negra será realizada de 20 a 29 de novembro, integrando o evento Ceart Aberto à Comunidade deste mês, em edição comemorativa no dia 24, sábado.

O Mestrado Acadêmico em Química Aplicada, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, abre inscrições para o primeiro semestre de 2018. Os candidatos devem realizar a inscrição a partir desta segunda-feira, 19. O prazo se estende até 27 de janeiro de 2019, por meio de formulário eletrônico, disponível na página do curso: www.udesc.br/cct/ppgq

O Mestrado Acadêmico em Química Aplicada é totalmente gratuito, tem duração de dois anos e é voltado a profissionais graduados em Química ou áreas afins, como Engenharia Química, Ambiental e de Alimentos, Farmácia e Bioquímica. São oferecidas até 14 vagas dispostas em duas linhas de pesquisa: Síntese e Análise Química (sub-área Química Analítica, Química Orgânica e Química Inorgânica) e Aplicação de Compostos Químicos (sub-área Físico-Química).

A divulgação das inscrições homologadas será publicada em 30 de janeiro de 2019 na página do curso. O processo seletivo, que inicia às 13h30 de 4 de fevereiro de 2019 com a prova escrita,  também compreenderá arguição e avaliação do Currículo Lattes do candidato.

Para o próximo semestre, o processo seletivo conta com duas novidades: os candidatos que não moram em Joinville poderão fazer a prova em outra instituição de ensino superior, mediante solicitação; além disso, o exame, desta vez, abordará temas de Química Geral exigindo, portanto, tal conhecimento. 

edital, com todas as informações sobre a seleção, também está disponível na página do curso: www.udesc.br/cct/ppgq.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgq.cct@udesc.br ou pelo telefone (47) 3481- 7691.

Com o objetivo de respeitar e valorizar a cultura de 100 anos de histórias do mundo todo, estudantes e professores do Ensino Médio Inovador (EMI), da Grande Florianópolis, realizaram o 6º Festival de Talentos. Movimentos culturais, clássicos da música pop e rock fizeram parte das diferentes temáticas do evento realizado na EEB Prof Anibal Nunes Pires, em Florianópolis.

As apresentações envolveram cerca de 300 alunos, professores, gestores e técnicos das escolas e da Coordenadoria da Grande Florianópolis. Para distribuir as décadas entre 1910 e 2010, foi realizado sorteio por escola para cada uma representar uma época. O conteúdo e os ensaios foram trabalhados ao longo dos últimos meses no contraturno escolar, como atividades extracurriculares do EMI.

Manuela Schmitz e Lara Beatriz Boch do 2º ano do ensino médio, do Instituto Estadual de Educação, apresentaram a década de 1980 com a música do Michael Jackson. A dupla entrou no EMI pela proposta diferente, de sair do modelo tradicional de aulas, na busca de experiências diferentes. "Nós buscamos algo inovador, pois acho que quando saímos para participar de eventos como esse, por exemplo, levamos muito mais para a vida, nos agrega mais valores e conhecimento", conta Manuela.

A professora de dança e música da EEB Maria da Gloria Veríssimo Clarice Corrêa, ensaiou com os alunos hits de 1950 e acredita que  a dança auxilia diretamente na inteligência emocional. "Eu acredito que a dança pode ser transformadora, ela muda comportamentos, une os jovens, fomenta a criatividade e trabalha a expressão corporal de cada um. Exatamente o que procuro trabalhar com eles nessa fase importante de desenvolvimento humano", diz.

Mais sobre o EMI

O Ensino Médio Inovador, ofertado desde 2006, é um programa com jornada ampliada que fomenta a formação integral, com o objetivo de oferecer um currículo mais integrado, dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente entre técnicos e professores. Em Santa Catarina, o EMI atende cerca de 13 mil estudantes em 144 escolas da rede estadual. 

Escolas da Grande Florianópolis com EMI 

EEB Cecília Rosa Lopes, em São José 

EEB Getúlio Vargas, em Florianópolis

EEF Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis

EEB Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz

EEM Profª Maria da Glória V. Faria, em Biguaçu

EEB Prof Laércio Caldeira de Andrada, em São José

EEB Bela Vista, em São José

Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis

EEB José Maria Cardoso da Veiga, em Palhoça

EEB Wanderley Jr., em Florianópolis

Informações à imprensa
Gisele Kakuta - (48) 3664-0353 / 98403-0629
Dafnée Canello - (48) 3664-0347 / 996826562
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Site: www.sed.sc.gov.br
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação - SED

Um novo projeto de extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, foi implantado pelos professores e bolsistas do Laboratório de Química para familiarizar os alunos do ensino médio com experimentos químicos.