Foto: James Tavares / Secom

Os principais assuntos da entrevista semanal do governador Raimundo Colombo, desta sexta-feira, 26, foram investimentos no setor da Educação, incluindo a inauguração de uma escola para 700 alunos em Garopaba, no Sul do Estado e a instalação do radar do Oeste, que avança para a fase onde será feita a ligação da antena com a central de controle do equipamento. O radar vai funcionar em Chapecó e garantir mais 43% de cobertura do território catarinense.

“É fundamental a integração deste radar ao sistema que já conta com o equipamento instalado no município de Lontras, não só pela abrangência, mas pela qualidade das informações que chegarão à nossa Defesa Civil, no sentido de alertarmos a população e evitarmos as consequências mais severas de eventos climáticos com alto potencial de estragos em nosso Estado”, comentou o governador destacando também o sistema de envio de alertas via SMS que já está sendo testado em algumas regiões e que será implantado em todo o Estado.

Colombo destacou também os atos do roteiro pelo Sul do Estado com a inauguração da escola de Educação Básica Prefeito Luiz Carlos Luiz, em Garopaba. A nova unidade de ensino médio integral conta com 12 salas de aula; sete laboratórios (dois de informática, matemática, química, física, biologia e línguas); ginásio de esportes; teatro de arena e auditório com capacidade para 161 pessoas. A escola possui ainda centro de convivência com área de alimentação e biblioteca, além do setor administrativo e sala dos professores. O governador reforçou que esse ano já foram entregues seis escolas no mesmo padrão. “É um ganho em qualidade com uma estrutura completa que motiva os alunos, os pais e os professores”, afirmou. 

Ainda no Sul do Estado, o governador assinou a ordem de serviço para asfaltamento do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna e apresentou em Tubarão a segunda edição do Fundam a prefeitos e lideranças da região Sul.

A íntegra do programa Com a Palavra, o Governador está nos canais oficiais do Governo no Youtube e no Vimeo. A entrevista, na versão áudio, está disponível na Rádio Secom.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018/8843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC


Foto: Jonas Pôrto / Udesc 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplica neste domingo, 28, as provas para ingresso nos quatro cursos a distância oferecidos no Vestibular de Inverno 2017 - Administração Pública, Informática, Pedagogia e Ciências Biológicas. Um total de 2.119 candidatos disputará quase mil vagas. 

As provas serão realizadas em 20 cidades catarinenses que contam com polos de apoio presencial: Blumenau, Caçador, Criciúma, Joaçaba, Palmitos, Pouso Redondo, São Miguel do Oeste, Videira, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Braço do Norte, Canoinhas, Florianópolis, Itapema, Joinville, Palhoça, Balneário Piçarras, Jaraguá do Sul e Quilombo.

O curso mais concorrido é o de Administração Pública, no polo de Videira, com com 4,97 candidatos para cada vaga (confira a lista). Na página oficial os candidatos podem consultar a cidade, o endereço, o número da sala de cada candidato, entre outras informações detalhadas.

A duração da prova, que tem 30 questões de múltipla escolha e uma redação, é de 4 horas e 30 minutos, com início às 15h. A abertura dos portões será às 14h, com fechamento às 14h50. O candidato deverá estar no local da prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do fechamento dos portões. Confira o que é preciso levar para o dia da prova no item 7 do edital.

A divulgação da lista dos classificados, em primeira chamada, será em 26 de junho, no site do Vestibular de Inverno 2017. Para os aprovados, as aulas iniciam no segundo semestre deste ano. 

Já os 8.596 candidatos que disputarão 1.056 vagas em 35 cursos de graduação presenciais do Vestibular de Inverno 2017 realizarão as provas em 4 de junho.

Atividades de apoio nos polos 

As graduações a distância terão atividades nos polos de apoio presencial, conforme o projeto pedagógico de cada uma delas. O cronograma dessas atividades será divulgado pelas coordenações dos cursos no início de cada período letivo.

No caso de Ciências Biológicas e Informática, serão quatro anos de curso, com os encontros presenciais sendo realizados de noite. Confira as matrizes curriculares.

Conforme o edital para os cursos a distância, os candidatos somente poderão fazer as provas na cidade-sede do polo de apoio presencial para a qual se inscreveram.

Públicos prioritários

Para as licenciaturas EAD em Ciências Biológicas, Informática e Pedagogia, as vagas serão destinadas prioritariamente a: candidatos que ocupam cargo ou função de professor na educação básica das redes pública estadual e/ou municipal de ensino; e a profissionais da educação que atuam na educação básica das redes pública estadual e/ou municipal de ensino e já tenham concluído o ensino médio.

As vagas desses cursos que não forem preenchidas pelos dois perfis de público poderão ser ocupadas pelos demais candidatos da lista de espera, conforme a ordem de classificação.

Mais informações podem ser conferidas no edital dos cursos a distância e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Assessoria de Comunicação da Udesc (Ascom)
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006/8010

Foto: ADR Xanxerê

As Escolas Indígenas Multisseriadas, que fazem parte da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, estão recebendo o projeto Horta Escolar. A atividade estimula o cultivo de hortaliças que poderão ser utilizadas como complemento da merenda escolar.

O projeto é desenvolvido pela Supervisão de Articulação com os municípios em parceria com a Gerência de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas e contemplou as escolas dos municípios de Abelardo Luz, Ipuaçu e Entre Rios.

“Nós levamos as sementes e as mudas e fizemos os primeiros canteiros. Repassamos as informações de cuidados e agora a escola fará a manutenção. É fundamental para que eles possam utilizar verduras, temperos e chás para o consumo próprio da escola”, explica o engenheiro Agrônomo da ADR, Ademir Amadori.

Além disso, a intenção é utilizar as hortas de forma pedagógica, desde a conscientização com relação ao meio ambiente e práticas alimentares saudáveis. “Os professores poderão usar a horta para atividades multidisciplinares. É muito importante abordar assuntos relacionando o meio ambiente à matemática por exemplo, biologia, ciências. São inúmeras possibilidades”, explica a coordenadora do projeto, Janele Isoton Dal Olmo. 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, acompanhado pelo secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, e a gerente de Educação, Cátia Brasil, visitou nesta quarta-feira, 24, a região de Rio do Sul, cumprindo agenda do Dia de Ação de Governo.

Os trabalhos começaram às 8h com visita à EEF Luis Ledra, no Bairro Taboão, em Rio do Sul, onde Deschamps foi saudado pela diretora do educandário, professora Elma Westphal, professores, alunos e representantes da APP da escola.  Deschamps elogiou o trabalho feito na escola, assistiu à apresentação artística do coral e recebeu flores da aluna Elis Kunz, do 3º ano das séries iniciais. Ele agradeceu e falou que o Dia de Ação de Governo dá oportunidade dos representantes dos diversos setores verem retorno, in loco, das ações governamentais em cada região, além de saber das demandas regionais prioritárias.

Após receber representantes da imprensa regional em entrevista coletiva, o secretário Deschamps reuniu-se com diretores de escolas da ADR de Rio do Sul, na sede da Gered. Desde o início da sua gestão o secretário tem percorrido as diferentes regiões do Estado para repassar informações e, principalmente, ouvir os dos diretores como está o andamento dos trabalhos nas escolas da rede pública estadual. Entre os assuntos tratados no encontro: conectividade, infraestrutura escolar, ensino médio noturno, segurança na escola.

Outro assunto destaque foi o ensino médio em tempo integral em 15 escolas catarinenses e que podem servir de exemplo para outras que queiram implantar o modelo no ano que vem. A EEB Expedicionário Mário Nardelli , de Rio do Oeste, é candidata a receber turno integral e para isso poderá pedir informações as escolas com progaram em andamento. 

O secretário ressaltou que a revisão curricular e sua implementação no ensino médio, a educação em tempo integral e a profissionalizante estão indo muito bem em todo o Estado. Semana que vem, em Brasília (DF) serão tomadas decisões para definir as bases do novo ensino, e até 2019 as inovações deverão estar totalmente implantadas.

Sobre a escolha do plano de gestão escolar feito nas escolas, o secretário da Educação disse que as comunidades, com isto, voltaram a se interessar pelas escolas e a vida escolar dos estudantes, criando ambiente para a política escolar e treinando, assim, os alunos para a cidadania.

Ao despedir-se, Deschamps elogiou o trabalho realizado na ADR de Rio do Sul e o comprometimento do secretário regional Ítalo Goral com o setor de Educação. 

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946

 

Terminam em 9 de junho as inscrições para o curso gratuito a distância de Especialização em Gestão Pública Municipal, ofertado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com 150 vagas em seis polos de apoio presencial (25 cada), nas cidades de Campos Novos, Concórdia, Indaial, Laguna, Palhoça e São Bento do Sul.


Fotos: James Tavares/Secom
 
O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inauguraram nesta terça-feira, 23, a Escola de Educação Básica Prefeito Luiz Carlos Luiz, no Bairro Ambrósio, em Garopaba. O investimento de R$ 10,7 milhões, do Pacto pela Educação, possibilitou a construção de cinco blocos em seis mil metros quadrados.
 
 
 A nova unidade conta com 12 salas de aula; sete laboratórios (dois de informática, matemática, química, física, biologia e línguas); ginásio de esportes; teatro de arena e auditório com capacidade para 161 pessoas. A escola possui ainda centro de convivência com área de alimentação e biblioteca, além do setor administrativo e sala dos professores. “É um ganho em qualidade com uma estrutura completa. Um investimento que dá oportunidades de um grande desenvolvimento na educação aos jovens. O que estamos fazendo é aquilo que é essencial para um governo: criando um mecanismo para evolução da nossa sociedade. E a Educação é o vetor mais importante, fundamental e com a maior capacidade de transformação”, disse o governador.
 
O vice Eduardo Pinho Moreira destacou que a nova escola é uma grande conquista para o municipío. “Vemos um entusiasmo no olhar dos estudantes desta escola. Temos a certeza que irão se dedicar de forma ainda mais efetiva ao aprendizado. Santa Catarina e Garopaba avançam muito na área da Educação. Escolas como essa são importantes”, reforçou.
 
A escola, com capacidade de 700 alunos, começou suas atividades em março deste ano e atende cerca de 530 estudantes de ensino médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O ensino médio em período integral, no qual o aluno fica o dia todo na escola, é oferecido para duas turmas. “Essa obra representa mais um importante passo na modernização das escolas de Santa Catarina. Unidades como essa em Garopaba vão qualificar muito mais a educação, principalmente a de tempo integral, que estamos implantando no Estado. A educação é o principal caminho, por conta disso, buscamos melhorar, inovar e oferecer cada vez mais qualidade de ensino”, relatou o secretário da Educação, Eduardo Deschamps. Ele informou ainda que estão sendo investidos mais de R$ 700 milhões em obras e recuperação de escolas no estado.
 
O governador lembrou que neste mês já foram inauguradas quatro escolas, contando com a de Garopaba, em diversas regiões do Estado, com investimentos que chegam a R$ 40 milhões. “Todas as escolas contam com um estrutura da melhor qualidade, estamos avançando não apenas no espaço físico e na tecnologia que está sendo oferecida, mas também na formação mais ampliada com ensino integral”, informou. 
 
A diretora da unidade, Elza Helena de Souza, explicou a que a nova estrutura vai melhorar ainda mais o atendimento e a qualidade de ensino aos alunos e professores. “Contamos com um espaço adequado, condizente com a realidade do nosso município, que recebe alunos de todo Brasil. É uma grande conquista que, com certeza, trará muitos resultados”, disse. 
 
Para a aluna do 2º ano, Ana Julia Vieira, o novo espaço é muito importante para o desenvolvimento escolar. “A escola está linda, o que nos motiva para aprender ainda mais. Temos espaço, qualidade e segurança”, contou. “Passamos o dia todo nesta escola. Aqui é o nosso local de aprendizado, onde também contamos com excelentes profissionais, que cuidam da gente. Estamos todos contentes e muito orgulhosos de estudarmos aqui”, salientou o aluno do 1º ano, Jorge Pacheco. 
 
Participaram do ato o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, Luiz Felipe Remor, os secretários de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, o prefeito de Garopaba, Paulo Sergio de Araújo, além de deputados,  vereadores, outras autoridades e comunidade. 
 

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC


Foto: Fabricia Carneiro / ADR Laguna

O governador Raimundo Colombo estará nesta terça-feira, 23, em Garopaba, Laguna e Tubarão. O primeiro compromisso está marcado para as 10h30 em Garopaba, para a inauguração da EEB Prefeito Luiz Carlos Luiz, no Bairro Ambrósio.

A obra da EEB Prefeito Luiz Carlos Luiz integra os investimentos do Governo do Estado por meio do Pacto pela Educação e está orçada em R$ 10,7 milhões. A nova escola com capacidade de 700 alunos começou suas atividades em março deste ano e atende cerca de 530 estudantes de ensino médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Edificada em cinco blocos, a estrutura disponibiliza em seus mais de 6 mil metros quadrados de área construída 12 salas de aula; sete laboratórios (dois de informática, matemática, química, física, biologia e línguas); ginásio de esportes; teatro de arena e um auditório com capacidade para 161 pessoas. O prédio possui centro de convivência com área de alimentação e biblioteca, além da área reservada ao setor administrativo e professores.

“Com a inauguração as comunidades escolar e local ganharão um espaço amplo e moderno que proporcionará aos estudantes um ambiente de ensino diferenciado e atrativo”, declarou o secretário executivo da ADR Laguna Luiz Felipe Remor.

Depois, o governador vai à comunidade do Farol de Santa Marta, em Laguna, por volta das 12h, onde entegra a ordem de serviço para asfaltamento do acesso ao Farol. Serão feitos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte corrente, sinalização, obras complementares e obras de arte especiais numa extensão de 2,442 quilômetros. Os serviços serão realizados pela empresa BCL Empreendimentos Ltda, com investimentos na ordem de R$ 3.887.113,08.

Apresentação do Fundam 2  em Tubarão

A partir das 15h, o governador Raimundo Colombo estará em Tubarão  para apresentar a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). A apresentação será feita no auditório do Praça Shopping no Centro de Tubarão para os 18 prefeitos que compreendem a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Ainda em Tubarão, o governador participa das festividades do mês de aniversário do município. Às 18h estará no lançamento do projeto Tubarão 180º, que vai planejar a cidade para os próximos 33 anos com o objetivo de tornar a melhor cidade do Brasil para se viver. Além disso, Colombo participará de assinaturas de atos de investimentos na cidade.

Informações adicionais para a imprensa

Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna
E-mail: imprensa@lga.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3647-7707 / 98843-3563
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrlaguna

Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrtubarao

Até a próxima sexta-feira, 26, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá pedidos de transferência externa e de retorno a portador de diploma para ingresso no segundo semestre de 2017.

Edital de Vagas nos Cursos de Graduação nº 02/2017 oferece 424 vagas em 26 cursos presenciais de graduação de 10 centros de ensino. O resultado da seleção será divulgado nos sites desses centros até 12 de junho.


Fotos: Ari Schramm e Helena Marquardt/ADR Ibirama

O Radar Meteorológico de Lontras, uma das ferramentas mais importantes da Defesa Civil de Santa Catarina para atuar na prevenção de desastres, recebeu a visita de alunos da Escola de Educação Básica Professora Semiramis Bosco, de Witmarsum, que desenvolvem um projeto de pluviometria e meteorologia e puderam conhecer de perto o equipamento e entender como ele funciona. Esta foi a primeira vez que um grupo de estudantes visitam o local.

A aluna Vitória Cristina Grassmuck afirma que gostou da aula diferente e se surpreendeu com o radar. “A gente ficou sabendo tudo sobre como ele funcionava, inclusive as mensagens que são geradas para alerta e foi muito interessante”, comentou. O estudante Leonardo Sandner Buzana, conta que também gostou de conhecer o local. “O que mais me chamou atenção foi o tamanho dele e as informações importantes que ele transmite. Eu nunca tinha visto nada parecido.”

O coordenador de projetos da escola, professor Adriano Hillesheim, ressalta que a visita tinha como intuito ampliar as possibilidades de aprendizado e é apenas uma das etapas do projeto de meteorologia que é desenvolvido com alunos do 9º ano e envolve as disciplinas de ciências, matemática e geografia. “Trabalhamos de forma interdisciplinar fazendo leituras de textos, apresentações e até instalação e monitoramento de pluviômetros em vários locais do município, inclusive na escola onde os alunos tinham que fazer a anotação diária de aspectos como chuva e nuvens.”

Radar terá espaço para visitantes

A visita foi acompanhada pelo coordenador da Defesa Civil no Alto Vale, Jaimerson Espíndola, que explica que esta foi a primeira turma de alunos a visitar o radar, que em breve terá um espaço específico para receber os grupos que desejam conhecer mais sobre o equipamento. “Eles tiveram esse acesso permitido graças ao projeto que foi feito pela escola e os alunos estavam bem curiosos e fizeram diversas perguntas e anotações. Repassamos informações sobre a prevenção e também de que forma ele é utilizado em um evento climático. A nossa ideia agora é construir uma sala exclusiva para os visitantes onde eles poderão acompanhar através de monitores o funcionamento de áreas de acesso restrito que não podem ser visitadas e também fotos do processo de construção.”

Pela primeira vez desde que foi instalado, Radar de Lontras recebe visita de alunos

O investimento do Governo do Estado para a instalação do Radar em Lontras foi de mais de R$ 10 milhões e o equipamento, que começou a operar oficialmente em julho de 2014, tem cobertura de 77% sobre o território do Estado. Outro radar está em construção em Chapecó. Além dele, Santa Catarina contará também com um radar móvel que deve operar na região Sul, mas que pode ser deslocado em caso de necessidade, o que permitirá uma cobertura de quase 100% do território catarinense.

Informações para a imprensa:

Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGCEM), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, publicou os editais de seleção para o Mestrado Acadêmico e o Doutorado, oferecidos gratuitamente pela instituição.  A inscrição deve ser feita até 11 de junho, por meio dos formulários online, disponíveis no site www.cct.udesc.br.

Para o Mestrado Acadêmico, serão disponibilizadas até 15 vagas, e o processo seletivo ocorrerá em duas etapas: prova escrita e análise documental com entrevista. Para o Doutorado, serão oferecidas até dez vagas, e a seleção dos candidatos será realizada em etapa única, que consistirá em uma prova escrita.

Os candidatos aprovados deverão efetuar sua matrícula, pessoalmente, na Coordenadoria de Ensino de Pós-Graduação, no Bloco A do campus. Somente concorrerão à bolsa de estudos aqueles candidatos que a solicitarem no ato da inscrição.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (47) 3481-7828.

Informações para imprensa:
Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc/
E-mail: isabela.vargas@udesc
Site: www.udesc.br