Compartilhe

Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, 15 de março, o Procon de Santa Catarina realizou, em parceria com representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Procon de Florianópolis, uma série de ações de fiscalização e orientação relacionadas ao mercado de combustíveis.

Durante as fiscalizações, foram analisadas, por meio de testes, a qualidade do combustível (diesel, álcool, gasolina comum e as aditivadas), bem como a regularidade das bombas, além da documentação e as informações fornecidas ao consumidor.

“As fiscalizações dos postos de combustíveis revela a situação real do consumidor que não dispõe de meios para verificar a veracidade daquilo que muitas vezes adquire. Fato este que legitima a ação do Procon, onde são realizadas iniciativas de fiscalização, como a aferição da qualidade do combustível e agindo com transparência e respeito diante do consumidor”, afirma o diretor do Procon/SC, Arthur Figueiredo.

Na sexta-feira, Dia do Consumidor, o Procon estadual participou também de uma ação especial no Calçadão da Felipe Schimidt, no Centro de Florianópolis. A ação teve o objetivo de orientar os consumidores dos seus direitos e deveres e cuidados na hora da compra.

“O consumidor requer segurança, informação, possibilidade de escolha e precisa ser escutado, premissas das leis vigentes de proteção. Órgãos Públicos têm o dever de prestar serviços de qualidade e garantir o bom atendimento. Ações como essa vão ao encontro desses pilares citados, cujo objetivo maior é orientar, conscientizar e zelar pelos direitos dos consumidores”, lembra o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Informações adicionais à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS
Jornalista: Mônica Foltran
Telefone: (48) 3665 2261/ (48) 99696 1366