Compartilhe


Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e equipe técnica, recepcionados pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, vistoriou na tarde desta quarta-feira, 19, em Araranguá, o terreno que abrigará as instalações do Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil – CIGERD Araranguá, e o Radar Móvel Sul.

Participaram ainda da visita técnica o coordenador Regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza; o gerente Regional de infraestrutura, engenheiro Jocilon Coelho; a gerente Regional de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Jane Aparecida Soares de Souza; o gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere; e o diretor da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Luiz Leme.

A vistoria foi acompanhada pelos técnicos da Defesa Civil Estadual da área responsável pela implantação do equipamento do radar móvel, que terá cobertura em 52 municípios da Região Sul de Santa Catarina. “Em meados do próximo mês de maio, o Radar estará pronto nos Estados Unidos para ser embarcado para Santa Catarina e em breve entrar em operação no Sul”, disse Moratelli.

O secretário de Estado da Defesa Civil citou ainda que a definição por Araranguá para receber o equipamento foi do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, atendendo a critérios técnicos de logística, no que diz respeito à localização e maior abrangência de municípios. O investimento do Governo do Estado para aquisição do Radar foi de R$ 3,4 milhões.

Para o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, é uma satisfação para a Região receber este importante equipamento de prevenção. “Juntamente com nossa equipe, seremos parceiros da Defesa Civil em todos os trâmites necessários para a preparação do terreno”, disse.

O terreno em Araranguá está recebendo adequações para receber também a estrutura modular de 150 metros quadrados que abrigará o CIGERD – Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil, que contará com sala de videoconferência, para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta e informação necessárias para a gestão do evento em andamento. A previsão de inauguração é no mês de julho.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: email=imprensa@aru.sdr.sc.gov.br" target="_self">imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua