Compartilhe


Fotos: Jeferson Baldo / Secom

Seja nos azulejos coloridos da arquitetura preservada, no artesanato, seja na gastronomia vinda da pesca, a cultura dos Açores em Florianópolis ainda está presente, com muita força. Em 2018, Santa Catarina completa 270 anos de colonização açoriana, e para comemorar, o governador Eduardo Pinho Moreira, convidou o presidente da Região Autônoma dos Açores, em Portugal, Vasco Alves Cordeiro, para conhecer o Estado. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 18, no gabinete do governador, em Florianópolis.

“A história de Açores está entrelaçada com Florianópolis e Santa Catarina. Os antepassados que aqui imigraram foram muito importantes para nossa história. Estar lá e conhecer um pouco in loco de onde eles saíram, a coragem de terem vindo, nos descobrir e nos colonizar é um momento de alegria e eu espero poder aceitar esta visita do governo de Açores”, respondeu o governador ao convite do presidente dos Açores para visitar a província.

Além de Ponta Delgada, cidade irmã de Florianópolis localizada na Ilha de São Miguel, outras cidades de cultura açoriana também recebem em Santa Catarina o título de cidade irmã. Para o presidente, a visita demonstra o orgulho dos Açores com o passado e testemunha a obra que hoje são os catarinenses. “Estamos muito satisfeitos por estar aqui e reforçar esta ligação. Queremos retribuir o convite e demostrar o que são os Açores”, comentou Cordeiro.

VOO CHARTER



>>> Fotos na galeria

Para fomentar a economia do turismo em ambas as regiões, foi discutida e sugerida a possibilidade de voos charters (voos não regulares, geralmente fretados para atender a um destino específico). “Temos várias ações neste sentido. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, está na luta com empresas aéreas na busca de ligar Santa Catarina à Europa, e Açores seria um grande desafio e uma grande alegria”, explicou o governador.

O presidente da província acredita que a ideia possa trazer nova vida à ligação das duas cidades, não apenas para relembrar o passado, mas para explorar o futuro. “Tudo que possa contribuir para o crescimento do turismo nos Açores é muito bem-vindo. Agradecemos pelo convite para vir até aqui. Estamos sensibilizados quanto a este patrimônio comum que é esta ligação entre os Açores e Santa Catarina”, pontuou.

CONGRESSO INTERNACIONAL

Além de conhecer o Estado, a comitiva, composta também por deputados, autoridades e imprensa da região açoriana, vai participar do Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, História, Patrimônio, Literatura e Identidade. O evento ocorre de 18 a 20 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

Promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras, o congresso pretende reunir no Estado os principais investigadores sobre história, literatura e cultura açorianas, com a presença de professores, pesquisadores e escritores do Brasil, Espanha e Portugal.