Florianópolis - Obra de Jandira Lorenz é tema do próximo Gerações MASC

A 25ª edição do Gerações MASC - Museu em Movimento apresenta a conversa A sobrevivência das imagens em Jandira Lorenz: uma poética da montagem, de Vanessa Bortucan de Oliveira, no dia 30 de agosto, às 17h, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita.

A pesquisa foi concluída no ano de 2014 com o objetivo de dar maior amplitude ao repertório visual produzido pela artista Jandira Lorenz. O trabalho apresenta possibilidades de pensar a obra de Jandira Lorenz em relação ao pensamento teórico contemporâneo. Vanessa partiu da observação quanto ao conhecimento, técnica e poética da artista e relaciona seu repertório imagético ao seu processo criativo e seus desenhos. A reunião e a catalogação da produção artística de Jandira permitiu a construção de reflexões abarcando o caráter das imagens e a relação entre presente e passado, bem como entre as possibilidades de análises e vínculos entre memória, tempo, poética e montagem.

Sobre a palestrante

Vanessa Bortucan de Oliveira é Mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Licenciada em Artes Visuais pela mesma Universidade. Atua no Ensino e Pesquisa de Artes Visuais e como artista independente. Foi aceita para Doutorado em 2016 na Universidade de Edinburgo (Escócia) para desenvolver um projeto de teórico-prático em desenho.

Tem experiência no Ensino de Artes, Inclusão e Produção de Arte. Desenvolve projetos, atua na área da pesquisa em Teoria e História da Arte e Crítica de Arte, escrevendo e publicando em periódicos nacionais e internacionais.

Serviço:

O quê: sobrevivência das imagens em Jandira Lorenz: uma poética da montagem - Gerações MASC
Palestrante: Vanessa Bortucan de Oliveira
Quando: 30/08/2017 (quarta-feira), às 17h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2630
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2025130971099757

 

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

 

Abertas inscrições para Oficina de Gravura da FCC

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iniciação à Gravura que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecerá, por meio das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), no segundo semestre de 2017. As aulas são gratuitas e ocorrerão de 4 de setembro a 15 de dezembro em três turnos: matutino (das 9h às 12h, às segundas, quartas e sextas-feiras); vespertino (das 14h às 18h, às segundas, quartas e sextas-feiras); e noturno (das 18h às 21h, às segundas e quartas-feiras).

As inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/vEdBpZFgoaXzUJry2. Além de preencher este formulário, o interessado deverá comparecer à etapa presencial, nos dias 30 e 31 de agosto, das 13h às 18h, na secretaria das
Oficinas de Arte do CIC. Caso haja mais inscrições do que vagas disponíveis, será realizado sorteio no dia 1º de setembro.

As aulas serão ministradas pelo professor: Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto) na Sala 9 das Oficinas de Arte do CIC. É pré-requisito ter noções básicas de desenho e ilustração. Os alunos devem levar para os encontros um conjunto de ferramentas com 5 Goivas e papéis de gramatura mínima de 180g.

O curso abordará aspectos históricos, técnicos e plásticos; técnicas de gravação; conhecimentos e usos dos equipamentos e instrumentos para gravação; uso de material específico no preparo das matrizes; exercícios abordando técnicas de gravação e tiragem de cópias; representações gráficas em gravura; gravuras preto e branco, gravuras coloridas e técnicas mistas de impressão.

Mais informações: (48) 3664-2639 ou e-mail fabricio@fcc.sc.gov.br

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

A sessão Cinemática de agosto traz o tema "Fronteiras de Linguagem, Ocupação e Políticas Culturais" com a projeção e debate do filme "Satyrianas, 78 horas em 78 minutos" na próxima quarta-feira, 16, às 19h. A realização tem entrada gratuita e é uma produção da Cinemateca Catarinense, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com periodicidade mensal. Os temas tratados e debatidos têm curadoria de Pedro MC.

Nesta edição, os convidados são Rena Costa, ativista trans do Grupo ETC de intervenção urbana; a professora Fatima Costa de Lima, de Artes Cênicas da Udesc; o editor da revista de teatro "Caixa de Ponto", Marco Vasques; e o fundador do ERRO Grupo, Pedro Bennaton; com a mediação de Cristine Larissa Clasen, diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense.

Satyrianas

O filme dirigido pelo trio paulistano Daniel Gaggini, Fausto Noro e Otávio Pacheco retrata de forma inovadora as fronteiras entre ficção e documentário a partir da festa teatral de rua promovida pela Cia. Os Satyros de São Paulo, onde cinema, música, fotografia, literatura e artes visuais se encontram para celebrar a chegada da primavera. Durante 78 horas, as ruas no entorno da Praça Roosevelt, na capital paulista, mais de 30 mil espectadores participam do evento Satyrianas de ocupação urbana. Diretores conhecidos como Mario Bortolotto e José Celso Martinez Correa em meio a anônimos e personagens são alvo da filmagem, que mistura linguagem de ficção e documentário. A transexual cubana Phedra de Córdoba rouba a cena como diva do evento, entre dezenas de outros personagens.

>>> Confira o trailer

Ficha técnica
Duração: 93 minutos
Ano de Produção: 2012
Produção: Daniel Gaggini por MUK, Regina Campos por Na laje Filmes e Roberto Vitorino por Teleimage
Distribuidora: Vitrine Filmes

Serviço

O quê: Sessão Cinemática - Satyrianas, 78 horas em 78 minutos
Duração: 93 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Quando: 16 de agosto (quarta-feira), às 19h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3664-2650 ou 98866-6012

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 


Foto: Isabela Vargas/Udesc

Na noite desta quinta-feira, 10, foi realizada em Joinville o espetáculo Era do Rádio, em comemoração aos 20 anos de fundação da Rádio Udesc FM, ligada à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Servidores e alunos da instituição, pessoas da comunidade e autoridades lotaram o Teatro Juarez Machado para prestigiar a apresentação.

Entre os presentes, a viúva do radialista Ramiro Gregório, Liliosa Rossi da Silva, e a professora Regina Célia Santos, que foram homenageadas pela universidade pela contribuição à implantação da rádio em Joinville. “Para mim, é motivo de muito orgulho e muita felicidade essa comemoração dos 20 anos da rádio Udesc. Até porque ela é a primeira rádio educativa do Estado e da cidade de Joinville”, disse a professora.

O vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, explicou que o espetáculo faz parte do projeto Interiorizando Ceart, que busca veicular a produção artística e cultural da Udesc. “É um projeto importante da gestão, que consiste em levar um pouco da cultura, da arte, da música desenvolvida pelo Centro de Artes para o interior do Estado, para tornar cada vez mais acessível o acesso à arte e à cultura para todos os centros da nossa universidade”, disse.

O espetáculo apresentou performances musicais para retratar clássicos das décadas de 1940 e 1950, intercaladas por intervenções cênicas. Alunos e professores da universidade subiram ao palco, com a participação da Orquestra Acadêmica da Udesc, da Big Band Udesc, Grupo de Choro da Udesc e Madrigal.

Mais informações para a imprensa:
Isabela Vargas
Assessoria de Comunicação
Udesc Joinville

E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
www.cct.udesc.br

Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado e Santa Catarina (Udesc), e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverão o 2º Encontro de Saberes: Diálogos, Desafios e Alianças, com a participação de representantes da comunidade indígena do Brasil e do México, pesquisadores e interessados em geral, entre 15 e 18 de agosto, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Florianópolis - CIC 8:30 apresenta Grande Encontro de Blues

A segunda edição do CIC 8:30, projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), terá o show The Teacher's Rules - O Grande Encontro de Blues no próximo dia 23 de agosto, às 20h30, no palco do Teatro Ademir Rosa. A noite terá o lançamento do segundo álbum do guitarrista Cristiano Ferreira e a reunião de músicos da cena blues de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina.

O segundo álbum de Cristiano Ferreira é composto por canções autorais e releituras de músicos que o influenciaram ao longo de pouco mais de 20 anos de carreira dedicados ao blues. Para esta noite, estão confirmadas as presenças do baterista porto-alegrense Clark Carballo (Ale Ravanello Blues Combo e The Beatles no Acordeon) e do gaitista Adrián Jiménez, um dos principais nomes do instrumento na Argentina.

Além do combo que vem acompanhando Cristiano nos últimos anos - formado pelos músicos Dayvk Martins (bateria), Danilo Brito (baixo), Alexandre Green (teclado) e Juampi Carranza (contrabaixo acústico) - a banda conta, ainda, com o naipe de sopros composto por Giann Thomasi (sax alto e tenor - Blues SC in Concert), Aurélio Martins (trombone - Brass Groove Brasil) e Xuan Arfenoni (sax tenor - TBZ Blues).

Serviço:

O quê: The Teacher's Rules - CIC 8:30 - Grandes Encontros
Quando: 23/08/2017 (quarta-feira), às 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada
Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria do Teatro) / www.fcc.sc.gov.br/cic830 
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1897604980489839

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br Twitter: www.twitter.com/fccoficial 
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura

Papo Museal são rodas de conversa informais conduzidas pelos setores educativo e museológico do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), em parceria com outras casas administradas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com a participação de diferentes setores da sociedade, para discutir questões contemporâneas relacionadas aos museus e espaços afins. Como primeiro evento, no dia 25 de agosto, às 19h, o Grupo Cena 11 Cia de Dança, que está em ocupação-residência no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), é o convidado para conversar sobre as possibilidades de conservação de obras contemporâneas no acervo de museus. O encontro será no Masc.

Como salvaguardar uma performance, uma peça de dança ou uma instalação? Fotografias e vídeos dão conta de preservar a essência de um trabalho artístico e sua possibilidade de reprodução/remontagem no futuro? Como fica o direito de autor e o direito de aquisição com relação a esses materiais do acervo, isto é, como expô-los ao público? O encontro irá analisar casos existentes em outros espaços para chegar a um panorama de como esse tipo de situação vem ocorrendo e quais foram as soluções encontradas.

O público-alvo dos encontros são profissionais das áreas relacionadas às artes visuais, museologia ou patrimônio material/imaterial. Para os que necessitarem, será emitido certificado de 3 horas de participação. As inscrições devem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/Nwairs3I1qj48FJx2

Serviço:

O quê: Papo Museal #1: Arte contemporânea e sua conservação em acervos museais
Data: 25/08/2017, das 19h às 21h
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica - Florianópolis (SC)
Evento gratuito. Emissão de certificado de 3 horas.
Mais informações: agendamentomis@fcc.sc.gov.br / (48) 3664-2653.
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1547143655308916/

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1547143655308916/

 

Estão abertas as inscrições on-line para a Oficina da Palavra e a Oficina de História da Pintura que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vai oferecer, por meio das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), no segundo semestre de 2017. Após se inscrever pelos links (ver abaixo), os interessados devem comparecer à etapa presencial, de 23 a 24 de agosto, das 13h às 18h, na secretaria das Oficinas de Arte do CIC. Caso haja mais inscrições do que vagas disponíveis, será realizado sorteio no dia 25 de agosto.

Oficina da Palavra
Professor: Jayro Schmidt
Aulas: sempre às terças-feiras, a partir de 29 de agosto, das 14h às 16h.
Número de alunos: 25
Local: Sala 2 das Oficinas de Arte do CIC
Duração: 3 meses
Link para inscrição: https://goo.gl/forms/ozX9g8saiT9tou0k2
Além de preencher este formulário, o interessado deverá comparecer à etapa presencial, de 23 a 24 de agosto, das 13h às 18h, na secretaria das Oficinas de Arte do CIC.

Oficina de História da Pintura
Professor: Jayro Schmidt
Aulas: sempre às quintas-feiras, a partir de 31 de agosto, das 14h às 16h
Número de alunos: 25
Local: Sala 2 das Oficinas de Arte do CIC
Duração: 3 meses
Link: https://goo.gl/forms/3ZoP5BSA7EA5HjAl2
Além de preencher este formulário, o interessado deverá comparecer à etapa presencial, de 23 a 24 de agosto, das 13h às 18h, na secretaria das Oficinas de Arte do CIC.

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

Está marcada para esta quinta-feira, 10, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, a primeira das três apresentações do espetáculo "Era do Rádio", em comemoração aos 20 anos de fundação da Rádio Udesc FM, que conta com emissoras na cidade do Norte do Estado (91,9 MHz), em Florianópolis (100,1 MHz) e Lages (106,9 MHz).

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio de sua Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, promoverá o Encontro Estadual de Patrimônio Cultural, na Fundação Cultural de Lages. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas preenchendo a ficha disponível no site da FCC e enviando para o endereço patrimonio@fcc.sc.gov.br.

O Encontro tem o objetivo de divulgar as ações da instituição em todo o Estado, por meio de palestras, oficinas e debates com temas divididos em quatro eixos de atuação: o patrimônio material (móvel e imóvel); o patrimônio imaterial; museus; e bibliotecas. O evento será um espaço de trocas pensado para gestores de cultura e profissionais da área, como bibliotecários, museólogos, historiadores, educadores, artistas e engenheiros. Seu formato permite, ainda, que a comunidade em geral, que tenha interesse nos temas abordados, possa conhecer ou se aprofundar sobre os assuntos.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Lages e do Sesc. A programação completa está disponível no site da FCC

Serviço:

O quê: Encontro Estadual de Patrimônio Cultural
Onde: Fundação Cultural de Lages
Rua Benjamin Constant, 141 - Centro - Lages (SC)
Quando: 29 e 30 de agosto de 2017
Mais informações: (48) 3664-2557
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/109207146450133

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura