Compartilhe

Foto: Epagri / Xanxerê

A Epagri de Xanxerê, através do projeto Grãos, realizou um treinamento referente ao levantamento de produtividade da cultura do feijão e do Programa de Garantia a Atividade Agropecuária, o Proagro.

A atividade prática foi feita na propriedade do agricultor Antonio Calza, interior do município, e reuniu 25 técnicos da Epagri das regiões de Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. O coordenador do projeto, engenheiro agrônomo Marcelo Bassani, salientou que o treinamento prepara os técnicos para realizar os Relatórios de Comprovação de Perdas ao Proagro.

“A região Oeste sofre com intempéries climáticas que resultam em perdas de produção e a Epagri é uma das empresas que realizam estes levantamentos. O Banco do Brasil destina todas as comunicações de perdas para que sejam feitas pela Epagri e por isso precisamos estar preparados”, explica Marcelo.

Durante o treinamento foram abordados temas técnicos referentes ao Proagro e ainda informações sobre a cultura do feijão e seus componentes de produtividade. No campo foram colhidas amostras de feijão para determinação da produtividade, de acordo com a metodologia repassada aos técnicos. Os dados foram compilados e os resultados foram discutidos com os técnicos.

“Um dos objetivos deste treinamento com Proagro também é publicar em forma de Boletim  Técnico, em conjunto com o Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar- CEPAF/EPAGRI, a metodologia padrão da Epagri de levantamento de produtividade com as principais culturas do Estado de Santa Catarina. Com isso, todos os técnicos da Epagri e de outras empresas que prestam este tipo de serviço  podem se amparar no dia a dia e ter segurança nos levantamentos realizados nas  culturas por eventos climáticos”, finaliza Marcelo Bassani.

Informação adicional para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere