Compartilhe


Fotos: Elisabety Borghelotti / GVG

O Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense realizado nesta quinta-feira, 14, em Lages, teve a participação da vice-governadora Daniela Reinehr, que falou a uma plateia de cerca de 200 pessoas, no auditório da Uniplac. O evento é uma maneira de integrar, socializar e trocar experiências entre egressos dos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pela Epagri.

Ao relatar um pouco da própria história como produtora rural, a vice-governadora destacou a importância da formação oferecida pela Epagri. “Ouvi muitas casos de sucesso de jovens que fizeram o curso. Histórias que transformaram a vida de muitas famílias. Isso é muito gratificante. Parabéns por estarem buscando essa capacitação. Com o avanço da tecnologia, conhecimento de boas práticas podemos fazer verdadeiras transformações.”

A Epagri realiza o curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais há pelo menos 10 anos nos 13 Centros de Treinamento do Estado. Ao longo desse período, pelo menos 2 mil catarinenses foram formados em 72 turmas. Na região de Lages, as atividades ocorrem desde 2013 e já formaram cerca de 150 pessoas, capacitadas para gerir as propriedades rurais com mais profissionalismo. A edição 2019 na região ocorre entre abril e novembro e está com inscrições abertas.

Os jovens Dener e Sérgio Kuhnen, de Urubici, foram capacitados em 2015. Após o curso, os dois se destacaram na produção de olerícolas, como cebola, tomate e pimentão dentre outras. A perspectivas destes jovens é permanecer na propriedade rural, com mais investimentos em tecnologia e infraestrutura, viabilizando economicamente as atividades desenvolvidas por eles. “O curso nos deu uma nova visão da nossa propriedade. Toda família trabalha junto. Hoje dobramos a produção”, contaram os jovens que têm como extensionistas da Epagri, Paulo Soldi e Cláudia Schmitz.

Além de permitir socialização entre os participantes das diversas turmas na região, o Encontro busca a valorização dos projetos empreendedores e a visibilidade do protagonismo dos jovens rurais, conforme explicou Andréia Meira, extensionista social da Epagri na região e uma das responsáveis pelo evento.

Sucessão familiar, organização e protagonismo estão entre os temas centrais discutidos no evento não só por jovens, como também por pais, familiares, técnicos e lideranças locais. “Foi fomentada ainda a criação de uma rede de cooperação entre jovens rurais da região para troca de informações, serviços e produtos”, acrescentou Andréia Meira.

O Encontro é uma parceria prevista em convênio firmado entre a Epagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria do Gabinete da Vice-Governadora
Elisabety Borghelotti
Fone: (48) 3665-2281 | (48) 98843-5460
E-mail: comunicacao@gvg.sc.gov.br