Foto: Secom/SC

A estação das flores começa neste sábado, 22, às 22h53. Em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, a primavera deverá ser mais quente que o normal, com chuva dentro da média, porém com distribuição irregular ao longo do trimestre. Classificada como estação de transição entre o inverno e o verão, quando as temperaturas começam a aquecer,  a primavera abre o período de temporais. A meteorologista Gilsânia Cruz explica que umidade ou calor são ingredientes básicos para a formação de uma tempestade.

Embora a meteorologia consiga traçar um perfil do comportamento do tempo para os próximos três meses, por enquanto não há como mensurar a quantidade de chuva ou o quanto as temperaturas estarão mais elevadas. “É preciso conferir a previsão diária do tempo que, normalmente, tem informações mais detalhadas e num espaço de tempo menor”, observa Gilsânia. “Ao final da estação é que poderemos fazer as comparações das médias de chuva e calor”, acrescenta.

Primeiro fim de semana da primavera

Segundo a meteorologista, a elevação das temperaturas marcará o primeiro fim de semana da primavera no Estado. A previsão indica a presença de sol com algumas nuvens e temperaturas mais altas em praticamente todas as regiões de Santa Catarina.

No domingo, boa parte das regiões de Santa Catarina deverá registrar temperaturas entre 28 e 30°C. No fim da tarde, a aproximação de outra frente fria faz aumentar a nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul. A chuva retorna ao Estado, na segunda-feira, 24, primeiro pelo Oeste, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde.

Recomendações da Defesa Civil

Para ajudar a população a se proteger ou como proceder em situações climáticas adversas a Defesa Civil de Santa Catarina tem dicas que podem ajudar salvar vidas e evitar prejuízos.

Veja alguns procedimentos que devem ser observados em casos de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

- Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;

- Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;

- Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio;

- Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br 

A Secretaria de Estado da Educação comunica que estão abertas, até 27 de setembro, as inscrições para o processo seletivo de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para os anos letivos de 2019 e 2020.


Imagem / Divulgação Udesc

Até 30 de setembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá inscrições do Vestibular de Verão 2019 no site vestibular.udesc.br. São oferecidas 1.265 vagas em 47 cursos presenciais de graduação, todos gratuitos. Confira o Guia de Cursos Udesc.

A data final para pagar a taxa de inscrição, de R$ 110, será 1º de outubro. Veja o edital e o conteúdo das provas. Quem obteve isenção da taxa por critério socioeconômico (resultado) ou por doação de sangue e/ou medula (resultado) também precisará se inscrever. Além disso, será possível pedir atendimento por condição especial, nome social e convicção religiosa (sabatista) até 30 de setembro.

 
Foto: James Tavares/Secom

Santa Catarina permanece com chuva fraca no inicio da semana e céu encoberto em todas as regiões. A baixa pressão atmosférica que atinge o Rio Grande do Sul influencia o tempo no Estado. A previsão é de manhãs frias e chuvosas na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul.

O tempo começa a melhorar a partir de quarta-feira (18), quando o sol surge de forma discreta no decorrer do dia. Condições de chuva isolada e fraca, especialmente nas regiões Oeste e Norte. Já a sexta-feira(21), chega com predomínio de sol e temperatura elevada em todas as regiões.

Tendência para primavera

A primavera começa com sol e temperatura mais elevada no Estado. Nos dias 23 e 24/09 uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando variação de nebulosidade e chuva isolada em Santa Catarina. No restante do mês, tempo mais seco com presença de sol na maioria dos dias e temperatura mais elevada à tarde.


Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos no site da Epagri/Ciram.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br 


Foto: James Tavares/Secom 

Tempo continua instável em Santa Catarina. As nuvens de chuva que estão atuando no Sul do Brasil vão influenciar os próximos dias, ocorrendo com mais frequência episódios de chuvas em diversas cidades do Estado.

No sábado, o clima segue instável, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia. Segundo informações da Epagri/Ciram, se forma um sistema de baixa pressão na área oceânica, esse sistema vai deixar o mar muito agitado no litoral de Santa Catarina. Risco para navegação de pequena e média embarcação. Previsão de ondas de três até picos de quatro metros, principalmente na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Sábado e domingo com temperaturas mais amenas devido a condições de chuvas, especialmente na madrugada, manhã e à noite no Litoral Sul. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do domingo. Noites com céu encoberto em todo o Estado.

As temperaturas não devem ultrapassar a margem dos 20 graus. Na Serra o clima permanece frio, não passando dos 16 graus durante o final de semana. Mais detalhes sobre a previsão do tempo e do mar no site da Epagri/Ciram.

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br 

 

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para as oficinas que serão oferecidas nos espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com propostas selecionadas por meio de edital. Serão oferecidas oficinas como artes sonoras, artes cências, patrimônio e produção, fotografia e audiovisual. 

Confira mais informações clicando aqui.

Assessoria de Comunicação

Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
Fone: (48) 3664-2571 / 3664-2572 
Email: imprensa@fcc.sc.gov.br

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), o Estado tem 74 municípios infestados pelo Aedes aegypti. No mesmo período do ano passado, eram 61 municípios infestados. O dado atualizado no início de setembro revela um aumento de 21,3% no número de cidades infestadas pelo mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

>>> Boletim completo disponível neste link

A Dive esclarece que os municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti são aqueles com disseminação e manutenção do vetor nos domicílios. Ou seja, quando um foco é encontrado nas atividades de vigilância do vetor (realizadas por meio de armadilhas distribuídas nos municípios e por monitoramento de locais considerados pontos estratégicos, como: ferros-velhos, borracharias, depósitos de veículos etc) uma ação de varredura é desencadeada na região, dentro de um raio de 300 metros, para identificar e eliminar recipientes com água nos imóveis, locais onde o mosquito deposita seus ovos.

Além disso, é realizada a coleta de larvas na ação, com o intuito de detectar outros focos. Após dois meses dessa atividade inicial, retorna-se à área para fazer identificação e eliminação de recipientes com água. Caso novos focos forem encontrados, o local passa a ser considerado infestado. O município só deixa de ser considerado infestado após um período de oito meses sem a identificação de novos focos na área.

Informações adicionais para a imprensa:
Patrícia Pozzo e Cristina Schulze
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 3664-7406
(48) 3664-7440
www.dive.sc.gov.br

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2019 no site vestibular.udesc.br. São oferecidas 1.265 vagas em 47 cursos presenciais de graduação, todos gratuitos. Confira o Guia de Cursos Udesc.

O prazo para se inscrever irá até 30 de setembro, e a data final para pagar a taxa de inscrição, de R$ 110, será 1º de outubro. Veja o edital e o conteúdo das provas. Os candidatos que obtiverem isenção da taxa pelo critério socioeconômico (prazo encerrado) ou por doação de sangue e/ou medula (prazo encerrado) também precisarão se inscrever nos cursos. Além disso, será possível pedir atendimento por condição especial, nome social e convicção religiosa (sabatista) até o dia 30.

A prova objetiva e a redação serão aplicadas em 25 de novembro, enquanto as provas de habilidade específica de Música e de Teatro ocorrerão respectivamente em 24 de novembro e em 5 de dezembro. Os aprovados serão divulgados até 11 de dezembro e começarão a ter aulas no primeiro semestre de 2019.

Onde estudar

As vagas do Vestibular de Verão 2019 são oferecidas nos seguintes municípios:

  • Florianópolis (Ceart): Artes Visuais (Bacharelado ou Licenciatura), Design (Gráfico ou Industrial), Moda, Música (Bacharelado em Piano, Violino ou Viola, Violão, Violoncelo e Licenciatura) e Teatro;
  • Florianópolis (Faed): Biblioteconomia, Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado ou Licenciatura) e Pedagogia;
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e para Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;


A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Em cada curso, 30% das vagas estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página oficial e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Para finalizar as obras de ampliação do sistema de energia elétrica em Sangão e Jaguaruna, a Celesc desligará o fornecimento de energia para os dois municípios neste domingo, dia 16 de setembro, no período das 7 às 14 horas.

A Empresa alerta os consumidores para que, por medida de segurança, considerem a rede energizada durante todo o período, evitando qualquer risco de acidente.

Os consumidores atendidos por cooperativa nas localidades de Torneiro e Esplanada não serão afetados com a programação de desligamento.

SERVIÇO
O quê: Desligamento Programado
Quando: domingo, 16 de setembro de 2018
Onde: Jaguaruna e Sangão, apenas nas unidades consumidoras atendidas pela Celesc
Duração: das 7h às 14h

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc 
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br


Foto arquivo: James Tavares / Secom

O tempo mais nublado, principalmente no Litoral, volta a se repetir nesta terça-feira, 11 de setembro, quando a temperatura fica mais amena e há previsão de chuva fraca na madrugada, no início do dia e novamente no período noturno. Essa condição também prevalece no Vale do Itajaí. Já no Oeste, a temperatura será mais elevada e nas outras regiões predomina o sol com algumas nuvens.

A condição de chuva fraca se mantém na quarta-feira, 12, no Litoral e no Vale do Itajaí, principalmente na manhã, já ao longo do dia o sol volta a aparecer em todas as regiões, com temperaturas em elevação. O Litoral pode ter rajadas de vento de leste a nordeste.

Na quinta-feira, 13, o sol se mantém entre nuvens em todas as regiões, a temperatura em elevação e o vento fraco, mas com possibilidade de rajadas.

Já na sexta-feira, 14, o sol dá lugar ao céu encoberto e a condição é de chuva com trovoadas para todas as regiões. A temperatura é amena, com pequena elevação durante o dia e o vento estará presente, porém fraco.

Tempo continua instável

Para o fim desta semana e durante a semana seguinte, indo até o dia 24, a tendência é de que o tempo permaneça instável no Estado, com possibilidade de chuvas e não existe previsão de frio significativo ou calor excessivo fora de época.

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br