Tamanho da Fonte

 

Reunião define calendário escolar 2014

Unificar o calendário escolar 2014 da rede pública de Santa Catarina foi o objetivo da reunião entre o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Astrit Tozzo. O assessor do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe), Claudio Moreira, também participou apresentando a proposta repassada, no mês de abril deste ano, para as escolas particulares do Estado.

calendario escolar 2014 20130808 1249578320
Foto: Jonathas Cesário / SED

De acordo com o diretor de Apoio ao Estudante, Osmar Matiola, um calendário único traz grandes benefícios para a sociedade. “As famílias podem fazer o seu planejamento de férias e recesso antecipadamente, já que muitas têm filhos em escolas diferentes; o transporte escolar dos alunos da rede pública, executado em parceria entre o Estado e os municípios, não precisa ser adaptado, o que aumentaria os custos operacionais, e os educadores que trabalham nas duas redes terão o mesmo período de descanso”, afirma. Para ele, outra vantagem é o Estado e os municípios poderem articular outras ações de forma conjunta, como por exemplo, a formação continuada dos professores.

O calendário não será alterado em função da Copa do Mundo. Nos dias de jogos do Brasil, as escolas funcionarão no período da manhã, pois os jogos normalmente são no final da tarde. As escolas são responsáveis pela reposição das aulas perdidas nesses dias, pois tem a obrigação de cumprir os 200 dias letivos e as 800 horas.

Para a presidente da Undime, Astrit Tozzo, este é o início de um amplo processo de colaboração entre as redes públicas de Santa Catarina. “Estamos pensando na educação do Estado como um todo e a união é fundamental para o sucesso do trabalho”, comenta.

A sugestão apresentada pelo Sinepe tem algumas diferenças, como início das aulas e o recesso escolar. “Entendemos a importância de participar desta discussão e a unificação dos calendários, porém já enviamos as sugestões para as escolas. Elas têm livre arbítrio para decidir qual seguir. Por isso, a sugestão da rede pública também será oferecida para as escolas particulares”, explica o assessor do Sinepe.

Calendário Escolar Rede Pública para 2014
Início do ano letivo: 13 de fevereiro
Recesso escolar: 20 de julho a 3 de agosto
Término do ano letivo: 19 de dezembro

Informações adicionais:
Edinéia Rauta
Secretaria de Estado da Educação 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 8843-5084

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source

Acesso Restrito

Acesse sua conta de usuário

Usuário
Senha *
Lembrar de mim