Tamanho da Fonte

Festival Dança Catarina começa no dia 10 de setembro

O festival escolar Dança Catarina vai envolver 10 mil estudantes e levar espetáculos de dança a cidades de Santa Catarina a partir de 10 de setembro. O evento, promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte, contará com a participação de alunos de 7 a 15 anos de 400 escolas catarinenses até novembro. São Ludgero, no Sul do Estado, será o primeiro desembarque de toda essa estrutura que, só no mês de setembro, passará por outras 13 cidades.

Para a realização do festival, a Fesporte dispõe de caminhão com palco, iluminação e som para que a estrutura possa ser montada em qualquer lugar com rapidez e funcionalidade. “Nosso evento é como um grande teatro mambembe, itinerante. Chegamos à cidade, divulgamos o evento, montamos e apresentamos os espetáculos. Depois, desmontamos toda a estrutura e seguimos para o próximo município”, garante Mapi Cravo, coordenadora do festival.

A estrutura do Dança Catarina dispõe ainda de um corpo de jurados formado por professores de dança, que, durante a estadia em uma cidade, ministram cursos aos professores do município que está sediando o evento. O festival é disputado por escolas estaduais, municipais e particulares nas modalidades de dança livre (subdivididas em contemporânea, moderna, jazz e danças urbanas), danças populares folclóricas, dança de salão.

Participação no Festival de Joinville
 As disputas ocorrem por etapas classificatórias e por regiões. Assim, são divididas em etapas escolar, municipal, microrregional e regional nas regiões Oeste, Centro-Oeste, Sul e Leste-Norte (seguindo a prerrogativa da Fesporte para eventos esportivos). Na fase microrregional, se classifica um grupo de cada modalidade de dança para a fase regional no qual o município da escola está inserido. Na fase regional, a escola campeã de cada modalidade ganha o direito de se apresentar no próximo ano no Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero do mundo.

O Dança Catarina tem como objetivo dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente nas aulas de educação física e artes, além de firmar a escola como centro esportivo, cultural e de lazer. Outra meta, explica Mapi Cravo, é promover o intercâmbio, educacional e cultural entre os participantes.

O festival é considerado o único do gênero do mundo que envolve alunos da rede pública e privada. Tal singularidade foi motivo de um estudo, em 2010, de mestrado da pesquisadora brasileira Adriana Rosa, da Universidad Complutense de Madrid, que veio da Espanha exclusivamente para estudar o festival catarinense. “Na Europa pesquisei vários países e não descobri nenhum que realizasse um festival de dança escolar organizado pelo governo do Estado. O Dança Catarina é único e meus professores e colegas ficaram interessados em conhecer o festival”, disse na época a pesquisadora.

Dentre os fatores que chamaram mais atenção da pesquisadora foi o intercâmbio entre professores e alunos e o processo do ensino-aprendizagem sobre dança que envolve o projeto. E também a oportunidade que o festival dá a pessoas carentes de uma expansão cultural por meio da dança. “O Dança Catarina dá a oportunidade de uma criança carente de se apresentar no maior festival de dança do mundo, que é o de Joinville, e isso tem um valor pedagógico incrível”, disse na ocasião Adriana Rosa.

As etapas do Dança Catarina 2013

12 e 13/11 - Florianópolis

15 e 16/11 - Três Barras

17 e 18/11 - Ituporanga