Tamanho da Fonte

 

Festival Dança Catarina começa no dia 10 de setembro

O festival escolar Dança Catarina vai envolver 10 mil estudantes e levar espetáculos de dança a cidades de Santa Catarina a partir de 10 de setembro. O evento, promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte, contará com a participação de alunos de 7 a 15 anos de 400 escolas catarinenses até novembro. São Ludgero, no Sul do Estado, será o primeiro desembarque de toda essa estrutura que, só no mês de setembro, passará por outras 13 cidades.

Para a realização do festival, a Fesporte dispõe de caminhão com palco, iluminação e som para que a estrutura possa ser montada em qualquer lugar com rapidez e funcionalidade. “Nosso evento é como um grande teatro mambembe, itinerante. Chegamos à cidade, divulgamos o evento, montamos e apresentamos os espetáculos. Depois, desmontamos toda a estrutura e seguimos para o próximo município”, garante Mapi Cravo, coordenadora do festival.

 A estrutura do Dança Catarina dispõe ainda de um corpo de jurados formado por professores de dança, que, durante a estadia em uma cidade, ministram cursos aos professores do município que está sediando o evento. O festival é disputado por escolas estaduais, municipais e particulares nas modalidades de dança livre (subdivididas em contemporânea, moderna, jazz e danças urbanas), danças populares folclóricas, dança de salão.

 Participação no Festival de Joinville
 As disputas ocorrem por etapas classificatórias e por regiões. Assim, são divididas em etapas escolar, municipal, microrregional e regional nas regiões Oeste, Centro-Oeste, Sul e Leste-Norte (seguindo a prerrogativa da Fesporte para eventos esportivos). Na fase microrregional, se classifica um grupo de cada modalidade de dança para a fase regional no qual o município da escola está inserido. Na fase regional, a escola campeã de cada modalidade ganha o direito de se apresentar no próximo ano no Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero do mundo.

 O Dança Catarina tem como objetivo dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente nas aulas de educação física e artes, além de firmar a escola como centro esportivo, cultural e de lazer. Outra meta, explica Mapi Cravo, é promover o intercâmbio, educacional e cultural entre os participantes.

 O festival é considerado o único do gênero do mundo que envolve alunos da rede pública e privada. Tal singularidade foi motivo de um estudo, em 2010, de mestrado da pesquisadora brasileira Adriana Rosa, da Universidad Complutense de Madrid, que veio da Espanha exclusivamente para estudar o festival catarinense. “Na Europa pesquisei vários países e não descobri nenhum que realizasse um festival de dança escolar organizado pelo governo do Estado. O Dança Catarina é único e meus professores e colegas ficaram interessados em conhecer o festival”, disse na época a pesquisadora.

Dentre os fatores que chamaram mais atenção da pesquisadora foi o intercâmbio entre professores e alunos e o processo do ensino-aprendizagem sobre dança que envolve o projeto. E também a oportunidade que o festival dá a pessoas carentes de uma expansão cultural por meio da dança. “O Dança Catarina dá a oportunidade de uma criança carente de se apresentar no maior festival de dança do mundo, que é o de Joinville, e isso tem um valor pedagógico incrível”, disse na ocasião Adriana Rosa.

 As etapas do Dança Catarina 2013 
- Etapas Microrregionais

10/9 - São Ludgero

11/9 - Siderópolis

 12 e 13/9 - São Joaquim

 14/9 - Laguna

 16 e 17/9 - Tubarão 

18/9 - São José

 19/9 - Rio dos Cedros

 20/9 - São João do Itaperiú

 21/9 - São Bento do Sul

 23/9 - Pouso Redondo

 24 e 25/9 - Ituporanga

 26/9 - Ibirama

 27, 28 e 29/9 - Gaspar

 30/9 - Rio do Sul

5/10 - Bela Vista do Toldo

 7/10 - São Cristovão do Sul

 8/10 - Lages

 9 e 10/10 - Campos Novos

 13/10 - Joaçaba

 14/10 - Seara

 15/10 - Arabutã

 17 e 18/10 - São Miguel do Oeste

 19/10 - Itapiranga

 20/10 - Saudades

 21/10 - Palmitos

 28/10 - Campo Erê

 29/10 - São Tiago do Sul 

30/10 - Chapecó

 31/10 e 1º/11 - Abelardo Luz

 - Etapas Regionais

 9 e 10/11 - São Lourenço do Oeste 

12 e 13/11 - Florianópolis 

15 e 16/11 - Três Barras

 17 e 18/11 - Ituporanga

Confira o Boletim produzido pela Rádio Secom:

 

 Informações adicionais
Antonio Prado
(48) 9696 – 3045
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Informações adicionais
Mapi Cravo
(48) 9114-7890

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source

Acesso Restrito

Acesse sua conta de usuário

Usuário
Senha *
Lembrar de mim